A Google tem no Safe Browsing uma das pedras basilares de toda a sua segurança. É este elemento que controla e que alerta os utilizadores para os perigos na Internet. Fá-lo não apenas dentro do seu ecossistema.
Tudo se passa de forma automática e com inteligência artificial. Mas a Google quer agora receber ajuda dos utilizadores. Para isso criou uma extensão que permite reportar links maliciosos.
A ajuda para proteger a Internet pelo Chrome
O Suspicious Site Reporter é a mais recente ferramenta da Google para combater os perigos da Internet. É um aliado do Safe Browsing e vai permitir aos utilizadores do Chrome reportar links que entendam serem maliciosos ou enganadores para os utilizadores.
Como sempre, e de forma simples, esta ferramenta dá ao utilizador o total controlo sobre o que vai reportar. Para tal fica residente na barra do Chrome e permite, com um simples clique, enviar para analise qualquer link. após esta análise poderá passar a constar da base de dados do Safe Browsing.
A Google recebe informação útil dos utilizadores
Para além do próprio link, o Suspicious Site Reporter vai igualmente enviar uma captura de ecrã, o IP do utilizador, o conteúdo HTML e também o caminho tomado para chegar a ele. Toda esta informação será útil à Google.
Há ainda alguma informação útil que pode ajudar o utilizador a avaliar a legitimidade e a segurança desse mesmo site. Vai ser tomado em conta o número de vezes que o utilizador visitou esse site, a sua posição no ranking da Internet e várias outras informações.
O próprio Suspicious Site Reporter pode ser avaliado pelos utilizadores. O seu código é público e pode ser consultado GitHub por qualquer um. Pode também ser melhorado e partilhado entre todos os que quiserem criar as suas versões.
Esta é mais uma forma da Google envolver os utilizadores e certamente dar-lhes a possibilidade de proteger a Internet. Qualquer link malicioso pode assim ser reportado e avaliado pelos especialistas de segurança da Google.