A facilidade com que hoje em dia tiramos fotografias, sempre com os nossos dispositivos móveis e máquinas fotográficas digitais, permitem que guardemos os nossos momentos especiais de forma rápida.
Mas este nem sempre foi o cenário, tendo a maioria das pessoas muitas fotografias em papel, que dificilmente vamos converter para digital. A Google quer mudar isto e, assim, lançou o PhotoScan, uma aplicação dedicada a capturar as fotografias que temos guardadas.
A ideia da Google é dar aos utilizadores uma forma simples, rápida e bastante prática de digitalizar todas as fotografias que temos guardadas, e que há já muitos anos queremos passar para digital.
Com o PhotoScan basta apontar para a fotografia que queremos capturar e o processo é quase automático. A própria aplicação trata de guiar os utilizadores no processo, recorrendo a alguma inteligência artificial, corrigindo problemas e fazendo as sobreposições necessárias.
O processo continua depois com o alinhamento das imagens e a correcção de brilho e de cores, um problema que acontece muitas vezes quando se tenta realizar este processo, recorrendo a scanners e a outros digitalizadores.
Claro que os utilizadores podem também realizar correcções manuais em fotografias que o PhotoScan não consiga capturar de forma correcta, dando uma grande liberdade neste processo.
O resultado final é, no geral, excelente e as fotografias capturadas são depois carregadas para o Google Photos, onde podem ser pesquisadas ou partilhadas, da forma simples que todos os utilizadores deste serviço bem conhecem.
A ideia da Google é dar a possibilidade de, finalmente, converter para o formato digital todas as imagens mais antigas, que temos arrumadas em álbuns ou em caixas, e que fazem parte do nosso passado.
O PhotoScan está disponível para Android e para iOS, podendo desde já ser instalado e usado para finalmente conseguirem ter as vossas fotografias de infância no vosso smartphone.