A Nest é uma das empresas mais conhecidas dentro do nicho de soluções de segurança (inteligente) para o lar. Soluções integradas de alarme com integração mobile e controlo através dos nossos dispositivos móveis. Contudo, a chegada da Google Assistant a este sistema gerou alguma preocupação junto dos utilizadores.
A assistente virtual da Google começou a tirar proveito de um microfone até então oculto e integrado na Nest Secure. Em pouco tempo, os utilizadores deste alarme ficaram preocupados quanto ao que este mesmo microfone pode ter ouvido até à data.
Imagine que compra um novo sistema de alarme e, passado alguns meses, descobre que o mesmo tinha uma função oculta. Um microfone que sempre lá esteve, mas que você nem tinha reparado.
Microfone oculto no sistema de alarme Nest Secure
Eis que chega uma atualização para o firmware (software de sistema) e de repente é notificado da sua existência. Naturalmente, surgem algumas preocupações quanto ao que já poderá ter sido ouvido (e o destino dessas mesmas gravações), até à data.
Os utilizadores do Nest Secure já estavam perfeitamente habituados a interagir e controlar o sistema de alarme através de comandos de voz. Aliás, este é um dos pontos que distingue todo o equipamento desta marca.
Contudo, para que pudessem utilizar os comandos de voz da Google Assistant, a assistente virtual da Google, era necessária uma ponte entre o Nest Secure e outro dispositivo que já suportasse esta assistente. Algo como o smartphone ou mesmo um altifalante inteligente como o Google Home, Home mini ou Home Max.
Esta limitação era considerada normal uma vez que, na listagem oficial de especificações técnicas, não constava nenhum microfone interno no sistema Nest Secure. Pois, bem, afinal existia um microfone integrado, perfeitamente funcional, durante todo este tempo.
Não é propriamente aquilo que queremos ouvir ou descobrir num sistema concebido para salvaguardar a integridade e privacidade do nosso lar. Afinal de contas, um microfone pode ser um ouvido indiscreto e isto gerou alguma contestação.
A chegada da assistente virtual Google Assistant
Entretanto, a Google deu a saber que os utilizadores do alarme Nest Secure poderão utilizar, nativamente, a assistente virtual. Ora, para esse efeito, é necessário um microfone para receber os comandos de voz do utilizador.
Estava assim gerado o alarmismo. Algures no sistema Nest Secure estava alojado um microfone que, até então, não deveria sequer existir. Pouco depois, ciente da contestação, a Google já fez saber que, afinal, este microfone sempre existiu.
Começa já a ser uma tendência verificada. As grandes empresas do setor limitam-se a reconhecer o erro, ou melhor, a assumir que não é nada de gravoso ou preocupante, apenas mais uma opção para o utilizador.
Nas palavras da Google, a sua assistente virtual é apenas uma nova opção ao dispor do utilizador. Estes, receberão um alerta via email à medida que a Google Assistant for chegando aos seus sistemas de alarme com as devidas instruções para ativação do microfone e, em seguida, da assistente virtual.
Na sua declaração, a Google reconhece ainda que o sistema Nest Secure conta efetivamente com um microfone interno. Contudo, salienta que o mesmo vem desativado por predefinição.
Em seguida, a tecnológica de Mountain View afirma que o mesmo só será ativado, só reconhecerá os comandos / alertas de voz como “Hi Google” ou “Hey Google”. Procede ainda ao esclarecimento de que esse microfone apenas registará o que o utilizador diz após os supracitados comandos de voz específicos.
A Google e a Nest têm colaborado durante os últimos anos e, muito provavelmente, as empresas estariam a ponderar a integração da assistente virtual neste sistema de alarma. Pelo sim, pelo não, a Nest colocou um microfone interno no seu hardware para uma eventual utilização.
Entretanto, os utilizadores desconheciam tal facto e é perfeitamente compreensível o seu descontentamento. A lista oficial de especificações técnicas era omissa nesse particular ponto.