Pplware

Google apresentou o Nearby, a forma de ligar a quem está próximo

A Google tem tentado criar novas soluções para os utilizadores e os serviços se interligarem de forma directa e sem qualquer tipo de definições.

São vários os exemplos de ideias que foram sendo criadas e desenvolvidas, mas ainda sem o sucesso esperado. Uma nova tentativa surge agora, na forma do Nearby, a mais recente forma de ligar os dispositivos que se encontram próximos.

Já desde 2014 que se sabe que o Nearby está em desenvolvimento pela Google, mas apenas agora este chegou de forma oficial e com a capacidade de ser usado.

Esta nova tecnologia recorre a várias formas de comunicação para que possa criar formas dos equipamentos vizinhos se consigam ligar e comunicar entre si, para partilharem informação e conteúdos.

O Nearby recorre a coisas tão distintas como a geolocalização, as redes wifi, o bluetooth ou até a emissão sonora para conseguirem detectar e comunicar com equipamentos vizinhos.

O Nearby não será lançado na forma de uma aplicação mas sim em várias API’s que vão poder ser integradas em aplicações já existentes e que vão assim ganhar novas funcionalidades de comunicação e de partilha de conteúdos.

Na verdade a Google já usa o Nearby há algum tempo, mas sem que os utilizadores tenham disso percepção. Exemplos claros são o Guest Mode do Chromecast, o Nearby Players no Google Play Games e também na extensão Google Tone, criada para o Chrome.

Estes elementos estavam a usar o Nearby de forma isolada e com os componentes a servir com apenas uma tecnologia, mas agora a disponibilização nas API’s integra-os e estes complementam-se.

anterior próxima

É claro que todas as questões de segurança e privacidade foram acautelados e o Nearby apenas funcionará para os utilizadores que quiserem ser detectados e partilhar/receber conteúdo. Esta foi uma das maiores preocupações que a Google teve no desenvolvimento do Nearby.

O Nearby vai chegar em breve ao Android e ao iOs, com a versão dedicada ao sistema operativo da Google a surgir com a próxima versão 7.8 do Google Play services.

Nessa altura as novas API’s de comunicação vão estar disponíveis a todos os programadores para que as integrem nas suas aplicações e que as coloquem a uso.

Exit mobile version