Pplware

Google Allo, Duo e Mensagens – o que vai mudar nestas apps em 2019?

A tecnológica norte-americana Google conta atualmente com um vasto leque de apps e serviços de comunicação para dispositivos móveis Android. Suporta e desenvolve, o Allo, o Duo, Mensagens e até mesmo o Hangouts, uma vasta panóplia de serviços que se tocam em funções. Não serão aplicações demais?

Estas apps foram criadas tentando dar resposta às diferentes necessidades e hábitos dos consumidores. Por outro lado, nem todas elas foram bem recebidas e em 2019 teremos várias alterações a serem gradualmente aplicadas. Vamos conhecer o que poderá vir em 2019.


São várias as apps de comunicações da Google

Em primeiro lugar, a app (aplicação) Google Allo será colocada em segundo plano, devendo ser suprimida até ao final de março de 2019. Esta app continuará a funcionar até então, podendo o utilizador, a qualquer momento, guardar todos os seus dados (mensagens e ficheiros multimédia).

No entendimento da Google, a Allo não foi tão bem recebida como seria de esperar. Todavia, os seus maiores trunfos a nível de machine learning serão incorporados na app Mensagens para dispositivos móveis Android. Nesse sentido podemos ver a publicação da própria Google no seu blog, reconhecendo que o melhor da Allo migrará para a app supra-citada.

 

Desde a Google Duo ao Mensagens para Android

Em segundo lugar, a app Duo, lançada em 2016, juntamente com a Allo, foi bem recebida pelos utilizadores e continuará a crescer. Nesse sentido, durante o ano de 2019 assistiremos ao reforçar das suas funcionalidades, herdando também algum do know-how adquirido pela Allo.

Entretanto, a app Google Duo já recebeu várias novidades ao longo de 2018 e continuará a reforçar o atual leque de opções durante 2019. Um exemplo disso é a funcionalidade de podermos desde há alguns meses, deixar uma resposta em vídeo a uma chamada não atendida.

Por outro lado, a Google planeia ainda um reforço gradual da qualidade de vídeo-chamada com esta sua app. Aqui sem menosprezar a simplicidade de utilização da app em si bem como toda a sua interface também adaptada para tablets Android.

Teremos também um constante reforço das suas capacidades de resposta automática e outros comportamentos mediados pelos algoritmos de aprendizagem (machine learning).

Tudo isto só para ilustrar o percurso distinto entre duas apps lançadas na mesma altura. Ambas com o intuito de melhorar a forma como comunicamos através dos novos dispositivos móveis. No entanto, como já sabemos, uma delas não conseguiu conquistar a preferência do grande público.

A Google Allo encerrará em março de 2019.

Assim, em 2019 assistiremos à absorção parcial da Allo pela app Duo bem como pela Mensagens. Sem dúvida um passo necessário, mas que poderá, ainda assim, não agradar aos quiçá escassos utilizadores da app em questão.

Nesse meio tempo também a aplicação Mensagens da Google continuará a receber melhorias durante 2019. Para os utilizadores Android a Google promete continuar a trabalhar juntamente com as principais operadoras.

Tudo isto no sentido de melhorar a experiência de conversação através “SMS’s”.

Antes de mais, esta aplicação para Android visa substituir a app nativa de SMS’s no seu dispositivo móvel. Para tal apresenta bons argumentos como a possibilidade de chat em grupo bem como uma crescente galeria de autocolantes para ilustrar as mensagens de texto.

Ao mesmo tempo, a Mensagens da Google oferece uma compatibilidade (compreensível) com a plataforma Android Wear. No entanto, durante 2019 deveremos assistir à implementação de novos trunfos nesta já popular app de comunicação.

 

Hangouts também se desdobrará em novas apps para Android e iOS

Nesse sentido temos, em primeiro lugar, a melhoria de qualidade na resolução de imagens enviadas. Entretanto, para dispositivos Android os utilizadores poderão receber também relatórios / avisos de receção da mensagem enviada.

Esta já é uma das aplicações da Google mais utilizadas em todo o mundo. Segundo os dados da própria, atualmente mais de 175 milhões de utilizadores optam pela Mensagens em detrimento das apps nativas dos seus dispositivos Android.

Numa última nota, também o serviço Hangouts (e respectiva app para dispositivos móveis), sofrerá alterações significativas. Nesse sentido, durante 2019 assistiremos à sua divisão em duas novas aplicações, a Hangouts Chat bem como a Hangouts Meet com a última a ser reservada para o público empresarial.

Em suma, vemos a Google a fazer uma gradual triagem do seu portefólio de aplicações de mensagens e vídeo-chamadas. Aqui a querer não só uniformizar a experiência de utilização das suas várias apps de comunicação bem como a eliminar redundâncias nos seus atuais serviços.

Fonte

Exit mobile version