Pplware

Gmail vai ficar ainda mais inteligente com as sugestões do Google

É uma das mais esperadas funções a chegar ao serviço de correio eletrónico da Google, o Gmail. As respostas inteligentes ou smart replies já se encontram em distribuição desde o início do mês, porém, recebem agora mais um incremento. O Smart Compose dar-lhe-á sugestões automáticas para o assunto do email.

Assim, se, por exemplo, se for o aniversário da pessoa em questão, o Google vai sugerir-lhe isso mesmo, dar os parabéns à pessoa. Ou seja, o Gmail ajuda-lo-á a compor um email mais personalizado.


Estamos perante um reforço da tecnologia anunciada em maio de 2018, durante a conferência I/O. Uma função desenvolvida com o intuito de tornar a escrita mais simples, correta e até mesmo pessoal. Assim, teremos a inteligência artificial (IA), os algoritmos e bases de dados da Google a trabalhar a nosso favor.

As sugestões do Google na escrita de um email

Chegará gradualmente ao serviço de email um reforço da sua capacidade de previsão e sugestão. Uma atualização com vista a reforçar as respostas inteligentes, agora com sugestões do Google. Com efeito, e dependendo do seu idioma predefinido, o Gmail saberá o que lhe sugerir tendo em conta o destinatário.

Caminhamos assim para um presente em que as “dicas” dos serviços automáticos soam menos a respostas pré-formatadas ou definidas. É exatamente nesta área que a tecnológica norte-americana tem apostado. Para tal, vai reforçando gradualmente os seus algoritmos que agora lhe darão sugestões mais “humanas”.

Através de uma publicação no seu blog oficial a empresa deu hoje a conhecer as novidades. Em boa verdade, podemos ver isto em ação na animação acima (GIF). Aí, ao escrever o nome do destinatário, além do texto, o Google sugere um assunto de forma automática com base naquilo que o utilizador escreveu no corpo do email.

Escreva o email, o assunto fica a cargo do Gmail

Neste momento, ainda dependendo do idioma, as respostas inteligentes já conseguem adivinhar o final da sua frase, ou a forma como começará o próximo período. Para tal, socorrem-se dos algoritmos de inteligência artificial que vão aprendendo com o seu registo. Ao mesmo tempo, também já sabem discernir entre um email de cariz pessoal e uma comunicação mais formal, ou de cariz laboral.

Agora, o serviço de correio da Google vai dar-lhe sugestões automáticas para o assunto do email após ter escrito o corpo do texto e definido também o destinatário. A partir daí, graças ao machine learning, o serviço dar-lhe-á uma sugestão para preencher o assunto.

Por fim, a empresa diz que a atualização pode demorar até 15 dias a chegar aos utilizadores. Trata-se de uma função que está ativa por predefinição, mas cuja disponibilidade se reduz aos idiomas suportados. Felizmente, chegará também ao nosso idioma durante o início de 2019, bem como aos dispositivos móveis.

Exit mobile version