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Preocupado com o Facebook? Google recolhe ainda mais dados sobre utilizadores

As últimas semanas têm sido de intenso escrutínio para o Facebook face aos dados que recolhe dos utilizadores. O escândalo da Cambridge Analytica veio alertar para uma prática que aparentemente era repetida ao longo dos anos.

Se o Facebook recolhe e faculta os dados dos utilizadores, há mais empresas a fazê-lo. A Google é de todas a que mais dados tem e a informação recolhida é ainda maior.


Uma investigação recente, feita pelo The Wall Street Journal, veio revelar algo que apesar de todos saberem, não era até agora quantificada.

 

Que dados são recolhidos pela Google?

O volume de dados que a Google recolhe sobre os seus utilizadores é assustador e bate, por muito, a informação que outros, como o Facebook, recolhe de forma constante.

Os dados que a Google recolhe sobre os utilizadores são provenientes dos seus serviços, como o Gmail, pesquisa ou outros, do seu software (Chrome) e sistemas operativos. Estes permitem à empresa criar perfis muito fidedignos sobre os hábitos de consumo e assim oferecer a publicidade dirigida a todos os anunciantes.

 

O volume de dados recolhidos pela Google

A investigação feita percebeu que, em apenas 15 dias, a Google consegue recolher mais de 23.731 páginas A4 de informações sobre um utilizador. Se empilhadas, estas páginas de dados atingiriam uma altura de mais de dois metros de altura.

Esses dados são focados nas pesquisas realizadas e nos sites visitados, mas alargam-se ao áudio usado para essas mesmas pesquisas por voz e até às localizações, caso usem o Android ou as apps da Google no iOS.

Ao fim de 1 ano, a Google reuniu dados suficientes para encher mais de 570 mil páginas sobre cada um dos seus utilizadores. Claro que este volume varia com os hábitos de utilização de cada um, mas não deixam de ser impressionantes.

 

A grande diferença entre a Google e o Facebook

Apesar deste volume enorme e anormal de recolha de dados, existe uma diferença muito grande entre a Google e, por exemplo, o Facebook.

A gigante das pesquisas não faculta estes dados aos criadores de aplicações e aos anunciantes, como se sabe que a maior rede social da Internet fazia.

Todos os dados são mantidos em segurança e dentro dos centros de dados da Google, sendo apenas usados por si e para os serviços que fornece. Mesmo assim, é detentora de demasiada informação sobre cada um de nós.

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