Pplware

Extensão Chrome: Awesome Screenshot

A capacidade de tirarmos imagens do nosso PC vem de longa data. O famoso printscreen é para isso mesmo que serve. Trazermos o que aparece no nosso ecrã para uma imagem para posteriormente as trabalharmos ou partilharmos. No entanto a maioria das aplicações que faz essas capturas apenas apanha o que o ecrã mostra, não permitindo mostrar o que as interfaces dos programas têm abaixo da janela.

Num browser este é um problema típico. Apenas conseguimos ver e capturar a parte visível da página. Felizmente existem já algumas extensões que conseguem ultrapassar esse problema. O Awesome Screenshot cumpre essa função com distinção no Google Chrome.

Esta extensão permite que façam capturas das páginas imagens que estão a navegar de duas formas. Ou efectuam a captura do que está apresentado no ecrã (janela do browser) ou da página web na sua totalidade, e com a mínima interacção com o utilizador.

Para além de capturar as imagens, apresenta-nos ainda a possibilidade de adicionarmos texto, formas, linhas ou um blur à imagem capturada. Se pretenderem podem ainda seleccionar apenas uma zona da imagem (crop). Esta é a maior diferença face às restantes ferramentas do mesmo género.

A sua utilização é muito simples. Depois de instalarem o Awesome Screenshot será apresentado um novo ícone na Omnibar. Ao clicarem nele são-vos apresentadas as duas hipóteses de captura. Ou a página visível ou a totalidade da página. Escolham a hipótese que mais vos agradar e vejam um novo separador a ser aberto.

Nesse separador vão ver a imagem capturada e têm no topo a barra de ferramentas do Awesome Screenshot. Ai têm as hipóteses de adição à imagem. Como referido antes têm a hipótese de adicionar texto, formas, linhas ou um blur. Podem ainda mudar a cor das linhas ou anular o que tenham feito. A imagem desse editor pode ser vista no inicio deste artigo.

No final da edição, e para passarem a imagem para o vosso lado, devem apenas carregar no botão Save. O separador será alterado e passam a ser apresentadas as hipóteses de gravação.

Essas hipóteses são a gravação local (em disco), e para basta que coloquem o rato em cima da imagem e com o botão direito do rato escolham a opção Save As, ou o upload para um serviço de partilha de imagens (www.pict.com). Caso escolham esta segunda opção será apresentado o link de acesso e a possibilidade de partilharem esse link com Twitter, Facebook, Google Buz, Gmail, Yahoo mail ou Gmail. Podem ainda copiar o endereço e partilharem da forma que entenderem.

Deixamos um vídeo que mostra o Awesome Screenshot em funcionamento para que vejam as reais potencialidades desta ferramenta.

Esta extensão de Chrome é mais uma das muitas que consideramos obrigatórias. A sua utilidade é extrema e as suas capacidades acima da média do que é actualmente disponibilizado.

Testem-na e de certeza que não a vão desinstalar tão cedo. Eu adoptei-a!

Veja aqui mais extensões Chrome

Leia mais informação sobre plugins Chrome no Forum Pplware: Google Extensions e Google Chrome


Download: Awesome Screenshot 1.2.5.7
Homepage: Awesome Screenshot

Exit mobile version