Pplware

Cuidado, pode estar a ser enganado com as pesquisas feitas no Google

Falar da Internet sem ter o Google presente é impossível. Este motor de pesquisa está presente no dia a dia e ao mesmo tempo é para muitos a base da Internet.

A confiança que temos nos seus resultados é (quase) cega e a informação apresentada é tida como sempre fidedigna. Mas, a verdade é que é simples alterar o resultado das pesquisas feitas no Google


A maioria dos utilizadores confia na informação que a Google apresenta na página de resultados das pesquisas feitas. Muitas vezes, para além dos muitos links apresentados, existe informação adicional que responde às perguntas que são feitas.

Mas, como se descobriu agora, afinal esta informação pode ser facilmente alterada, com os utilizadores a serem enganados com o que é mostrado. Tudo pode ser feito com um simples link e alterações que passam despercebidas.

É simples enganar as repostas do Google

Quem descobriu esta falha foi o investigador de segurança Wietze Beukema, que a mostrou com grande detalhe e revelou como pode ser explorado. Ao altear o link pode ser mostrada informação do Knowledge Graph associada a uma pesquisa nada relacionada.

O que se passa é que é possível associar um link de um resultado do Knowledge Graph e uma pesquisa, mostrando a resposta incorreta a uma qualquer pergunta feia ao Google. Este investigador deu vário exemplos de como isto é possível, ou seja, revelou a falha.

Uma falha das pesquisas que está a ser corrigida

A Google já admitiu esta situação e decerto estará já a trabalhar para impedir esta situação possa acontecer. Até lá deve ter cuidado com a origem dos links que recebe, ou ou seja, a informação que lhe é fornecida.

É natural que não se consiga alterar os resultados da Google, mas é simples dar aos utilizadores respostas incorreta. É este tipo de ação que muitos fazem na propagação de notícias falsas. Basta um link alterado e a informação apresentada, mesmo falsa, passa a fidedigna.

Confiava nesta informação que a Google apresenta? http://bit.ly/2D4Gn4D

Exit mobile version