Desde que foi apresentado, em agosto de 2005, que o Google Docs tem conseguido combater de forma próxima o Office da Microsoft. Estas duas suites têm tentado cativar os utilizadores, cada uma com as suas qualidades e funcionalidades.
A Google tem sabido potenciar a sua oferta, dando cada vez mais funcionalidades. Agora, de forma única, anunciou que vai ser possível editar ficheiros do Office sem ter de os converter no Google Docs.
Há já bastante tempo que é possível carregar e usar ficheiros do Office diretamente no Google Docs. Claro que não era para uma utilização direta, tendo de ser convertido cada ficheiro.
Só depois deste passo, automático e feito pela Google, é que os utilizadores podiam editar, comentar ou alterar o seu conteúdo, passando este a estar já num formato do Google Docs.
A grande novidade agora anunciada vem mudar completamente este cenário e dar uma vantagem real ao Google Docs, ao permitir que este possa editar diretamente os ficheiros do Office, sem que estes precisem de ser alterados pela Google. Claro que de seguida, podem também ser exportados para serem usados noutro lado.
Os formatos que a Google vai suportar são os nativos do Office da Microsoft, apesar de não estarem todos incluídos. Assim temos os seguintes formatos suportados:
- Word files:.doc, .docx, .dot
- Excel files:.xls, .xlsx, .xlsm (macro enabled Excel files), .xlt
- Powerpoint files:.ppt, .pptx, .pps, .pot
A Google tinha alertado numa primeira fase que esta novidade estaria apenas para a versão profissional do Google Docs, mas acabou por revelar que iria chegar a todos. O G Suite tem já acesso a esta novidade e os restantes utilizadores ao longo deste mês.
Este é um passo importante para o Google Docs, conseguindo assim ir buscar muitos utilizadores ao Office da Microsoft. Qualquer ficheiro pode assim ser carregado para a Google e editado por muitos utilizadores. No final, como esperado, pode ser exortado e aberto novamente na suite de produtividade da Microsoft.