Pplware

Edifícios 3D em Lisboa no Google Maps para Android

Foi há cerca de 7 meses que foi lançada a versão 5.0 do Google Maps para Android. A novidade que mais se destacou foi a implementação de mapas vectoriais e a possibilidade de criar edifícios 3D, criando apenas volumes sem qualquer textura.

Essa implementação foi óptima pois permitiu muito mais rapidez no carregamento dos mapas e também, obviamente, um volume de dados bastante baixo, podendo assim navegar de forma mais tranquila sem estar com receio de esgotar rapidamente o plafond de dados.

É claro que, para os edifícios aparecerem em 3D, têm de ser construídos e esse processo é moroso mas… chegou a vez de Lisboa!

Inicialmente estavam apenas disponíveis edifícios 3D para as principais cidades mundiais e apenas no centro dessas cidades. Com o tempo, como é hábito na Google, os serviços de mapas vão sendo desenvolvidos e melhorados progressivamente. Desta feita, foi a vez se Lisboa merecer uma representação em 3D.

Lisboa é uma cidade enorme e há ainda uma área considerável não abrangida. No entanto, segundo os meus cálculos, a área já com edifícios 3D é cerca de 12KM². Abaixo estão as imagens dos “4 cantos” que delimitam a área já abrangida.

O detalhe dos edifícios, à primeira vista, parece bastante baixo, apenas em género de cubo, mas basta reparar um pouco melhor para verificar que nenhum deles é feito à toa. Existe ali muito trabalho e rigor e é gratificante ver que um serviço gratuito à escala mundial acaba de chegar à capital portuguesa, 7 meses depois da sua implementação inicial.

E porque não é demais verificar se a aplicação Maps está actualizada no seu Android, faça-o e aproveite as novidades na versão 5.7.0 com a possibilidade de usar mapas offline.

  • Disponível para todos os smartphones e tablets Android!

Ver o Maps no Android Market
Exit mobile version