Mais um Sábado, mais um vídeo. Esta semana foi marcada por algumas novidades vindas do lado da Google. Foi tornado público que os postos de trabalhos dos seus funcionários deixaram de ter o Windows instalado, por razões de segurança. Passou também a ser possível personalizar a página de pesquisa com imagens escolhidas pelos utilizadores.
Depois de tantas novidades vindas de Mountain View, era inevitável que o vídeo deste sábado recaisse sobre esta empresa. Escolhi um que mostra a mais recente campanha para conseguir atrair empresas para a sua alçada, debaixo das Google Apps. Fica então o vídeo…
As Apps da Google, desde a sua criação e disponibilização, sempre foram muito atractivas para as empresas pois permitem que estas tenham acesso, a custo zero ou muito reduzido, a um conjunto de ferramentas essenciais para a implementação e funcionamento de qualquer negócio. Mail, Suite de produção de documentos e muitas outras ferramentas passaram a estar disponíveis em qualquer lugar e a qualquer hora, sem estarem dependentes de qualquer acesso à rede da empresa.
Mas tendo por base toda a controvérsia que sempre rodeou os serviços que a Google disponibiliza, fazendo eco de teorias da conspiração que gravitam esta companhia e a forma como esta trata a informação que por ela passa, será que a colocação destes conteúdos na sua nuvem não tende a ser perigoso? Será que a Google tem uma política de tratamento dessa informação idêntica à que tem nos seus serviços “públicos”?
A qualidade desses serviços não foi nem poderá ser colocada em causa, mas a pergunta é esta: “Será que ter os serviços alojados num serviço que não controlam é compensador face à contrapartida de terem a garantia de qualidade nos serviços que lhes vão ser prestados?”
Será que é mesmo verdade que a Google examina e recolhe toda a informação que existe na Internet? Os nossos dados estão seguros com eles? Vão ser utilizados para nos catalogar?
Na minha opinião, se a Google tivesse mesmo um Evil Master Plan, já o teria anunciado e começariam a ser evidentes manifestações desse plano. Penso que é apenas uma (grande) empresa que faz um excelente uso da matéria-prima a que tem acesso, e que é a informação que existe espalhada na Internet.
Qual a sua opinião sobre os pontos expostos acima? Esperamos uma discussão acesa, mas sempre com um toque de bom senso e cordialidade.