…não existe Wi-Fi 802.11n. A malta do site iFixit desmontou completamente um Nexus One, e analisou peça por peça. Eles dizem que encontraram um chip da Broadcom para o Wi-Fi 802.11n mas eu acho que não é bem assim.
Eles também dizem que o chip é igual ao dos novos iPod Touch. Ora se isto é assim e se o iPod Touch não tem Wi-Fi 802.11n então o Nexus One também não tem. Fomos à procura e descobrimos isso mesmo.
Como podemos ver no site do Nexus One, já não é listada a norma N, desapareceu. O Superphone deixou de ser tão super!!!
Mas continuando a “destruição” do Nexus One, observamos ainda que tanto o processador como o sistema que atenua o ruído exterior é feito pela Qualcomm.
O ecrã é da marca Samsung, a mesma marca que fabrica os ecrãs para o Zune HD. Outra curiosidade é o tamanho do Flash, que é bem mais pequeno que uma moeda de dois cêntimos (A imagem mostra um dime que tem 17.91 mm de diâmetro enquanto a moeda de dois cêntimos tem 18.75 mm).
Pelo que li e pude “tirar a limpo”, este é um smartphone muito bem construído, em que tudo se encaixa e resulta num superphone finíssimo. O que me deixou um pouco desiludido foi a falta do Wi-Fi 802.11n e que me deixa a pensar que o anúncio pode ter sido um bluff da Google para criar uma aura quase profética a este telefone. Se assim foi, então estamos perante um engodo que poderá ser extensivo ao próprio telefone lançado há dias… será?