A publicidade é a principal fonte de rendimento da Google, muito longe do que todas as suas restantes áreas conseguem produzir. É algo a que nos habituámos a ver nas páginas web e com que sabemos conviver.
Toda esta publicidade da Google está sempre dependente do que utilizador visita e das pesquisas que faz. A Google veio agora clarificar este processo e dar aos utilizadores o controlo que necessitam para controlar a publicidade que vêem.
A novidade da Google vem dar aos utilizadores o controlo sobre a publicidade que lhes é mostrada e os temas que são usados para a sua apresentação. Eram opções que já antes existiam, mas que estavam dispersas e pouco organizadas.
Quer ser um ponto de maior transparência e que explica aos utilizadores a forma como a publicidade é criada para si e quais os pontos de interesse identificados, quer através da navegação na Internet e noutros serviços da própria Google.
No início da página de Personalização de anúncios podemos escolher se queremos anúncios personalizados ou não. Ao autorizarem esta personalização estão a permitir que recebam anúncios mais úteis e dirigidos.
Podem depois ver qual o perfil identificado para o utilizador, com a sua idade e quais anúncios têm sido consultados recentemente. Estes dados podem ser alterados e os anúncios vistos podem ser removidos.
Existe depois uma lista de temas identificados para cada utilizador, com os seus temas preferidos e as áreas de interesse onde tem feito pesquisas ou sites que tem visitado. Também qualquer um destes pode ser desativado, removendo essa área de interesse da publicidade apresentada.
Também as áreas que deixaram de ser do seu interesse podem ser acedidas, sendo simplesmente consultadas ou reativadas para o utilizador.
Vai assim ficar mais claro para os utilizadores os temas da publicidade que lhes é mostrada, tendo a possibilidade de gerir os seus temas de interesse e eliminar os que não são desejados.
Esta mudança faz parte de uma política de maior abertura e transparência que a Google quer implementar, dando aos utilizadores o necessário controlo sobre o que a Internet lhe proporciona.