Pplware

Conheça 6 dicas para conseguir usar melhor o Google Maps

Um dos melhores serviços que a Google tem está no Google Maps. É algo que não existia na Internet quando foi lançado e ainda hoje dificilmente a sua concorrência consegue algo tão abrangente e rico.

Para o usarmos ainda melhor, a Google tem desenvolvido pequenos extras que estão acessíveis a todos. Vamos conhecer 6 dessas pérolas que nos vão permitir usar o Google Maps de uma forma ainda melhor.

Disponível em praticamente todas as plataformas, este serviço da Google pode ser usado em qualquer local, permitindo não apenas saber onde estamos mas também dar informações sobre tudo o que podemos encontrar à nossa volta.

Vejam abaixo 6 dicas que compilámos para vos permitir usar o Google Maps de uma forma ainda melhor, fazendo uso de tudo o que tem para oferecer.

O Google Maps sabe para onde quer ir

O Google Maps tem agora uma funcionalidade que mostra ao utilizador onde ele quer ir. Baseada em toda a informação que foi sendo recolhida, é agora possível prever o seu destino e mostrar-lhe de imediato as condições de trânsito e outras condicionantes.

Para usar esta novidade apenas precisa de aceder à opção Condução ou, de forma mais directa, colocar o widget que a Google disponibiliza, directamente no ecrã do dispositivo.

Recorde os locais por onde andou

Porque a Google regista todos os locais por onde o utilizador passa, esta informação está disponível, não apenas para consulta, mas também para que estes possam avaliar ou alterar.

Para aceder a este histórico é apenas necessário escolher a opção A sua linha cronológica e depois navegar por cada dia e ver os locais por onde foi passando.

Se não se sentirem confortáveis com todo este controlo por parte da Google, podem facilmente desabilitá-lo.

Veja é se normal haver trânsito nos seus trajectos

O Google Maps não se limita a mostrar os mapas aos utilizadores. Tem também outras informações relevantes, como o trânsito, em tempo real. Mas tendo estas informações acumuladas, a Google consegue também prever as condições normais de trânsito em cada local.

Para aceder a estas previsões, e verificar se é expectável haver trânsito nos locais onde quer passar, só precisa de aceder à interface web do Google Maps e escolher a opção Trânsito do menu.

Depois surgirá a opção Trânsito em tempo real, na zona inferior do mapa. Alterem para Trânsito típico e vão poder escolher o dia da semana e a hora do dia. O trânsito previsto vai surgir no mapa.

O Google Maps trabalha sem rede

A utilização dos mapas da Google pressupõe a existência de uma ligação de dados para que os mapas sejam actualizados e toda a informação adicional seja também apresentada. Mas para evitar esta dependência, a Google criou o modo offline e agora qualquer zona pode ser guardada para posterior consulta.

Este é um modo muito útil sempre que formos para zonas com pouca cobertura de rede ou quando estivermos no estrangeiro, sem acesso ao nosso pacote de dados. Veja aqui como conseguir usar este modo offline, quer no iOS quer no Android.

Envie rotas para o seu smartphone

Com os serviços da Google cada vez mais interligados e acessíveis dentro do seu ecossistema, é normal que a Google tenha arranjado uma forma de enviar para o Android as pesquisas e os trajectos definidos na versão web do seu serviço de mapas. Depois de várias experiências ficou finalmente simples este processo, bastando ao utilizador usar o browser.

Naveguem então na versão web do Google Maps e, quando encontrarem o ponto pretendido, só precisam de escolher a opção Enviar para o seu telemóvel. Vejam de forma mais detalhada como o podem fazer.

Nunca perca nenhum transporte público

Há muita informação a que a Google tem acesso e que pode ser extremamente útil aos seus utilizadores. Uma delas são os horários dos transportes públicos que vai ter de usar nos seus trajectos. Esta é uma informação com grande grau de precisão e que podem usar com confiança.

Definam o vosso trajecto e, em vez de escolherem a opção transporte por automóvel, seleccionem a opção transportes públicos. Vão ver surgir para cada trajecto a hora de chegada do transporte que precisam e a hora a que este vai chegar ao destino. Desta forma conseguem saber se vão ter que esperar muito ou pouco tempo.

 

Todos estes pequenos extras estão já disponíveis no Google Maps para serem usados, facilitando a vida aos utilizadores deste serviço e mostrando que é já muito mais do que um simples serviço de mapas.

Se conhecerem outras dicas e as quiserem partilhar, deixem-nas nos comentários!

Exit mobile version