Pplware

CloudReady: Transforme qualquer PC num Chromebook

O ChromeOS foi a resposta da Google a outras empresas que insistem em ter sistemas operativos fechados e que o utilizador controla apenas em parte.

Assente no Chrome, este SO não teve o crescimento esperado, sendo sempre associado a máquinas com recursos limitados e que existisse uma forma simples de ser instalado.

Mas esses tempos estão ultrapassados e surge agora o CloudReady, uma forma simples de instalar o ChromeOS.

Com o CloudReady qualquer utilizador pode instalar o ChromeOS numa máquina, sem que tenha de passar pelo penoso processo que a Google recomenda para o seu sistema operativo.

Tudo está pronto a ser usado, com um processo simples de criação da necessária pen USB de instalação, de forma fácil e perfeitamente compreensível.

Porque normalmente o suporte para hardware é o maior problema encontrado e por essa razão as dificuldades surgem, os criadores do CloudReady tiveram o cuidado de o preparar para correr numa longa lista de hardware. Essa lista pode ser consultada neste documento.

Para apoiar neste processo, que como dissemos antes é extremamente simples, a Neverware criou um conjunto de instruções, que podem ser acompanhadas e seguidas.

Como instalar o CloudReady?

Para criar uma pen de instalação do CloudReady só precisa realizar os 3 passos que apresentamos abaixo. Depois disso é fazer uma normal instalação, arrancando de uma pen USB.

  1. Instale no seu Chrome o plugin Chrome Recovery Tool a partir da Chrome Web Store.
  2. Descarregue a versão Individual do CloudReady a partir da Neverware. Note que existem outras versões (educação e enterprise) mas estas são pagas.
  3. Lance a ferramenta de recuperação e siga as instruções, indicando o local para onde descarregou a imagem do CloudReady e também onde está a pen.

Depois de ter a sua pen criada, só precisa de reiniciar a máquina onde quer instalar o CloudReady. Tenha em atenção que deve ter a pen colocada no PC e que a BIOS deve estar configurada para arrancar dessa mesma drive.

O CloudReady permite que seja executado em modo Live, em que não é instalado no PC, ou através de uma instalação completa, ficando o ChromeOS instalado de forma definitiva.

Notem que esta última opção elimina todos os dados do PC e que por isso devem realizar uma cópia de segurança antes.

Enquanto os Chromebooks não chegam a portugal de forma massiva, com os seus preços reduzidos, esta é uma maneira simples e bastante simpática de reciclarem algumas das máquinas que têm lá em casa e que já não suportam de forma perfeita outros sistemas operativos.

Aproveitem e conheçam também o ChromeOS, algo que a Google irá fazer crescer e tentar que se torne padrão na indústria. Isto claro, se não levar adiante a sua ideia de o fundir com o Android.

CloudReady

Exit mobile version