A Google tem preparado o seu browser para ser muito mais do que um simples navegador na Internet. As funcionalidades extra que nele já encontramos permitem que o utilizemos para muito mais que a simples exploração de páginas web ou conteúdos que a Internet disponibiliza.
Uma das funcionalidades que já podemos encontrar no Chrome é a de remotização e controlo remoto de computadores. Graças ao Google Chrome Remote Desktop qualquer utilizador pode aceder a máquinas remotas ou permitir que acedam à sua.
Mas a Google, dentro do seu ecossistema Chrome, estendeu agora esta funcionalidade ao Android, passando a ser possível usar nativamente esta funcionalidade para gerir máquinas nestes dispositivos móveis.
A chegada ao Chrome do Chrome Remote Desktop era esperada já há algum tempo. Depois de terem surgido versões muito iniciais, em que os utilizadores tinham de as compilar para poderem usar, começaram a surgir alguns rumores e imagens do que poderia ser esta versão final.
Mas a Google terminou o seu desenvolvimento e lançou agora o Chrome Remote Desktop para todos os que usam o Android como sistema operativo nos seus dispositivos móveis.
Com o Chrome Remote Desktop podem aceder remotamente a máquinas que tenham o Chrome e o plugin Google Chrome Remote Desktop configurado. Este procedimento que é obrigatório pode é facilmente realizável e podem perceber como o fazer neste artigo que já publicámos.
Depois de preparada a máquina remota só precisam de indicar no Android querem aceder a essa máquina e todo o processo de autenticação é iniciado.
Claro que todas as comunicações são cifradas e seguras, para que não exista qualquer informação a ser capturada e as máquinas postas em perigo.
A interface do Chrome Remote Desktop para Android é o mais simples e intuitiva possível, dando ao utilizador pleno acesso à maquina remota onde estão a aceder.
Podem navegar na janela remota, que apesar de estar a usar o Chrome não se limitam a este, permitindo que controlem toda e qualquer opção do sistema operativo remoto.
Mas porque muitas vezes precisam de usar o teclado, o Chrome Remote Desktop tem também esta funcionalidade disponível, dando ao utilizador o acesso ao teclado do Android, que tratará de enviar o texto teclado para o dispositivo remoto.
Para além do normal teclado, podem ainda enviar à maquina remota alguns comandos adicionais, como por exemplo o sempre útil Alt + Ctrl + Delete.
A utilização do Chrome Remote Desktop terá uma experiência mais simples e útil num tablet, mas esta aplicação pode ser usada em qualquer dispositivo Android, permitindo-lhe uma grande versatilidade.
Esta é uma aplicação que era esperada à muito tempo e que permite com bastante facilidade o controlo remoto de máquinas. A facilidade de configuração e utilização colocam-na num patamar elevado face a algumas das soluções que a concorrência apresenta.
Tem algumas limitações bem identificadas, mas parece-nos que estas ultrapassam o que está pensado para o Chrome Remote Desktop.
A Google está a preparar a continuação dos desenvolvimentos do Chrome Remote Desktop e quer alargá-lo a outras plataformas, sendo esperada para breve a chagada da versão para iOS.
Se procuram uma solução simples de usar e com as funcionalidades necessárias para o controlo remoto de máquinas, então o Chrome Remote Desktop é a solução que procuram. Depois de passar pelo browser, chegou agora ao Android e está a preparar-se para atingir outras plataformas.