A segurança dos browsers não se pode limitar a impedir que os perigos da Internet afectem os seus utilizadores. Devem também impedir o roubo de dados do utilizador ou pelo menos ter mecanismos que garantam que o acesso a esses dados seja feito de forma segura.
A Google tem estado a trabalhar nessa área e agora alargou mais uma protecção ao seu browser, na versão para Windows.
Esta camada de protecção pretende garantir que apenas os utilizadores autorizados podem aceder às passwords que estão guardadas no browser. Com este mecanismo a segurando dos dados fica garantida e os utilizadores mais protegidos.
A medida não é nova, mas até agora estava limitada à versão para OS X do browser da Google. O seu alargamento consegue elevar os padrões de segurança do Chrome de forma mais transversal.
Para já esta protecção ainda não está disponível para todos os utilizadores, sendo apenas facultada a todos os que usam as versões de testes.
A seu tempo a Google irá amadurecer esta funcionalidade e transpô-la para as versões estáveis do Chrome.
Se usam estas versões de teste então podem verificar a presença desta funcionalidade. Basta colarem na Omibar o link “chrome://settings/passwords” e verificar se conseguem visualizar as passwords sem terem de autenticar com a vossa conta.
O browser da Google tem estado em constante evolução e assim está a tornar-se ainda mais completo e apresentando-se como solução para a navegação na Internet.
Estas medidas de segurança que vão sendo implementadas conseguem dotá-lo de um grau de segurança ainda maior, tornando-o ainda capaz de proteger os utilizadores contra os perigos da Internet.