Depois de um longo período de espera, eis que foi anunciada a versão beta do Google Chrome para Linux (Debian/Ubuntu/Fedora/openSUSE) e Mac. Os últimos tempos têm sido de glória para a empresa Google que tem anunciado uma série de serviços e também um sistema operativo que pretendem ser concorrência à altura dos já existentes.
Google Chrome para MacOS (beta)
Segundo a equipa que desenvolveu o Chrome para Mac, o desenvolvimento do browser foi um trabalho árduo, mas sempre com o objectivo de oferecer um produto de primeira classe..”Queríamos que o Google Chrome se senti-se em casa do MacOS”, sendo a aposta num interface simples, com animações leves e uma navegação ágil e satisfatória. E a velocidade? Segundo a equipa: “…a velocidade é algo que nos orgulhamos muito”
Conclusões por Manuel Rocha (PPLWARE)
Este browser, é na minha opinião como utilizador Mac, o mais rápido de todos os que existem para o sistema operativo da empresa da maçã. Apesar de estar em estado Beta consegue ser mais rápido, estável e eficaz relativamente a versões finais e supostamente mais evoluídas como o Safari, Opera ou mesmo o Firefox.
Pelo que pude explorar não existe diferenças relativamente à versão que se encontra no Windows, tirando o facto de ser mais rápido mesmo com bastantes tabs abertas. Fiz o teste com mais de 30 tabs abertas e o chrome continuava a correr perfeitamente como se só uma tab estivesse aberta. Simplesmente fenomenal.
Aqui fica uma imagem do chrome:
Para terminar deixo-vos uma curiosidade disponibilizada pela própria google sobre o desenvolvimento do Google Chrome para Mac.
- 73 804 linhas de código escritas para Mac
- 29 compilações de programadores
- 1177 erros corrigidos para Mac
- 12 “committers” e editores de erros externos para a base de código do Google Chrome para Mac
- 48 contribuintes de código externo
- 8760 copos de refrigerantes e de café consumidos
Espero que apreciem esta nova maravilha que chegou ao mundo da maçã.
Veja aqui uma sequência de imagens que simula a construção do browser, pela equipa da google, exibindo o orgulho do trabalho realizado por cada programador.
Google Chrome para Linux (beta)
Na Google a maioria dos engenheiros utiliza maquinas com o sistema operativo Linux :). Esse pode ter sido um pequeno começo mas, certamente que a Google não pretende ficar fora do mundo Linux que tem crescido a cada dia que passa. Assim com para as versões para Windows e Mac, o objectivo é ter um browser simples, rápido, fácil de navegar, com alta performance.
A versão lançada nesta terça-feira corrige os problemas que existiam na versão em desenvolvimento (exemplo: Flash) e apresenta uma melhor integração com os temas nativos (GTK) e o gestor de pacotes do sistema, responsável pelas actualizações do sistema operativo