A Google tem investido muito nos seus carros autónomos, tornando-os mais seguros e capazes de evitar todo o tipo de problemas. Depois dos primeiros problemas terem surgido, a empresa resolveu dedicar-se a resolvê-los.
O mais recente relatório mensal de actividades destes veículos, mostra que os carros da Google conseguem agora evitar os ciclistas e interpretar os seus sinais.
Com os seus carros em testes e a circular em quatro cidades dos Estados Unidos, a Google tem estado a acumular muitos quilómetros nas estradas e em situações do dia-a-dia, preparando-os para que possam ser disponibilizados de forma geral.
Um dos problemas que mais recentemente afectaram estes testes, estavam relacionados com os ciclistas e com as suas reacções, que para estes carros muitos vezes eram incompreendidas. Mas a Google resolveu carregar os seus sistemas com mais informação relativa a estes comportamentos e com os seus padrões de locomoção, preparando os seus carros para reagirem de forma antecipada a algumas situações padronizadas.
Para além destes padrões que foram alimentados para os sistemas da Google, a empresa colocou também os seus carros em situações reais, para que todos os sinais que os ciclistas fazem pudessem ser aprendidos. O resultado final foi a capacidade dos carros de identificarem mudanças de direcção que os ciclistas sinalizam com gestos e outras sinaléticas similares. Uma vez que estes, por vezes, alertam de forma antecipada as suas acções, os carros da Google conseguem também memorizar essas indicações.
A Google quer ir ainda mais longe e dar aos seus carros a capacidade de prever as acções dos ciclistas, garantindo assim uma segurança ainda maior. Terá em conta não apenas os ciclistas, mas outros veículos e as suas condições.
Este mês, e segundo o relatório da Google, os seus 58 carros (24 Lexus e 34 protótipos) fizeram mais de 2,7 milhões de quilómetros, tendo apenas 2 acidentes, e mais uma vez culpa dos “humanos”.
Cada vez mais a Google prepara os seus carros para que estejam mais seguros e capazes de antecipar todas as situações que vão encontrar na estrada, protegendo-se e tentando salvaguardar a segurança dos restantes ocupantes da estrada.