Muito se tem falado sobre a segurança, ou não, dos carros autónomos. A Google tem feito um enorme esforço em provar que estes são confiáveis e seguros. Mas até que ponto estes veículos são efectivamente seguros?
Agora as dúvidas aumentam ainda mais, depois de ter ocorrido o primeiro acidente com um carro autónomo… aparentemente por culpa do próprio.
Algumas notícias vieram a público e indicam que o primeiro acidente por culpa de um carro autónomo já aconteceu. Isto não é, de todo, uma boa notícia para a Google. Segundo as informações que existem sobre este ocorrido, o carro da Google embateu contra um autocarro, sendo que este acidente ocorreu na Califórnia.
O relatório do acidente indicou que ambos os veículos estariam a circular a velocidades extremamente baixas. O carro da Google iria a cerca de 3Km/h e o autocarro a cerca de 24 km/h, no entanto a colisão aconteceu.
No entanto, a Google defende a sua criação indicando que esta estaria a tentar contornar alguns sacos de areia que estariam presentes na estrada. É ainda indicado pela pessoa presente no veículo, que pensou que o autocarro iria parar. Mas tal não aconteceu e existe agora uma mancha, apesar de pouco negra, na história dos carros autónomos.
We clearly bear some responsibility, because if our car hadn’t moved, there wouldn’t have been a collision. That said, our test driver believed the bus was going to slow or stop to allow us to merge into the traffic, and that there would be sufficient space to do that.
A Google não descarta assim qualquer responsabilidade, no entanto não quer ficar com todas as culpas no que toca a este acidente.
Mas este foi um acidente que serviu de aprendizagem. A Google informou que este tipo de veículos de grandes dimensões não poderão ser vistos como quaisquer outros, estes terão a partir de agora um lugar diferente nas escolhas do software destes carros.