A Google tem como norma disponibilizar aplicações que permitem aceder e controlar a maioria dos seus serviços. Em primeiro lugar publicam as aplicações para o seu ecossistema Android e depois para os restantes, por norma focando-se no iOS.
A aplicação dedicada ao serviço de estatísticas de utilização e acesso a página web Analytics estava já disponível para Android e agora chegou ao iOS com todas as suas funcionalidades.
O Analytics é um dos vários serviços da Google que podemos usar de forma gratuita e que nos permite controlar o ambiente onde as páginas web se apresentam e a forma como os seus visitantes interagem com elas, registando um conjunto de informação importante não apenas para quem as gere, mas também para quem as promove e alimenta com conteúdos.
As aplicações dedicadas ao Analytics conseguem transpor para o formato móvel todas as informações relevantes que podem encontrar na interface web, mas ajustada e aplicada ao contexto das aplicações dedicadas aos dispositivos móveis.
Toda a informação relevante e importante está presente, arrumada e apresentada de forma a que com uma interacção mínima seja possível aos responsáveis por esses sites terem acesso directo aos dados que necessitam.
É precisamente para esta interacção, mais rápida e em movimento, que foram desenhadas, garantindo um constante contacto com a informação que é necessária.
A versão para iOS da aplicação Google Analytics segue a mesma linha da versão para Android, tendo os dados prontos a serem consultados, podendo ser escolhida a sua fonte, o período associado e também o tipo de dados que importa visualizar.
Uma das informações que esta versão disponibiliza, e que até antes não era possível obter eram os dados em tempo real, que conseguem dar uma imagem precisa e no momento do que se passa em cada sitio web.
A chegada desta versão do Google Analytics ao iOS vem suprir uma falta que existia nesta área. Haviam várias alternativas, mas nenhuma com o detalhe e pormenor que a versão da Google disponibiliza.
A aplicação iOS Google Analytics está lançada e foi preparada para correr no iPhone ou no iPod Touch com pelo menos a versão 6 do iOS, tendo sido optimizada para o iPhone 5.
Se têm sites web publicados e se usam o Google Analytics para monitorizar o seu desempenho e as visitas que recebem, então devem ter instalado a aplicação Google Analytics no vosso smartphone, quer ele seja Android ou iOS.
Fiquem informado de tudo o que se passa no vosso site, em qualquer momento e em qualquer lugar com esta aplicação que a Google disponibiliza, de forma gratuita e com uma interface muito simples de usar.