A Google tem procurado, de forma muito discreta, unificar os seus diferentes sistemas operativos. Não há ainda nada de concreto, mas muitas evidências apontam nesse sentido.
A mais recente prova surgiu no Chrome OS, que muito em breve passará a poder correr todas as aplicações do Android.
Ainda está presente de forma muito limitada, mas a versão de testes do Chrome OS começou a exigir as primeiras provas de que em breve irá ter suporte para correr as aplicações do Android.
A versão 51, que está em testes, tem já nas definições uma nova opção que abre a porta aos utilizadores para poderem activar a compatibilidade entre estes sistemas.
Esta não é propriamente uma novidade, uma vez que a Google já em 2014 tinha mostrado as primeiras funcionalidades do ARC Welder, mas tudo aponta para que seja agora o momento de abrir finalmente as milhares de aplicações do Android a este sistema operativo.
Descoberta por um utilizador do Reddit, esta novidade do Chrome OS está ainda escondida e surge apenas por breves segundos. No entanto quem consegue aceder ao código vê lá a opção bem presente e preparada para ser usada de futuro.
Alguns utilizadores conseguiram avançar, sendo mostrada apenas uma página de instruções e que explica como o Chrome OS poderá usar as aplicações do Android.
Da última vez que surgiram rumores de que a Google iria unificar estes seus dois sistemas as reacções não foram as melhores. A maioria dos utilizadores entende que cada um desses sistemas tem uma plataforma própria e que estão desenhados para serem usados dessa forma.
Esta solução, de abrir ao Chrome OS as aplicações do Android, pode ser uma forma de alimentar o SO de desktop da Google com as aplicações necessárias, sem obrigar os programadores a terem de as refazer ou reprogramar.