A Google sempre teve problemas com a privacidade e com a recolha não autorizada de dados no Android. Por muito que a empresa tente resolver os seus problemas, existem sempre novas falhas que trazem este assunto para o centro das atenções.
Uma nova questão foi lançada e mostra que a Google recolhe a localização dos utilizadores Android, mesmo depois destes indicarem que não pretendem que a empresa registe esta informação.
O que foi revelado agora é grave e mostra que desde o início do ano a Google está a recolher informações sobre a localização dos smartphones Android, mesmo quando estes não têm qualquer cartão SIM inserido ou o GPS ligado. Para além disso, e contra a vontade dos utilizadores, estes dados são passados para a Google mesmo quando há uma indicação clara de que não devem ser registados.
Quem revelou esta informação foi o site Quartz, que investigou de forma exaustiva a forma como a Google recolhe informação. Do que foi descoberto, estas informações passaram a ser enviadas para a Google desde que foi feita uma atualização do serviço Firebase Cloud Messaging.
Este serviço passou a recolher a identificação das antenas de telemóvel próximas, enviando-as depois para a Google quando os equipamentos se ligassem a uma qualquer rede Wi-Fi. Com essa informação é depois simples descobrir a localização dos utilizadores, recorrendo à triangulação.
A Google, depois de contactada pela Quartz, admitiu o problema e revelou que a sua intenção era apenas melhorar os tempos de entrega de mensagens e que este é um efeito colateral desta alteração. Avisou ainda que os dados recebidos eram de imediato eliminados e que nunca foram usados para qualquer fim.
Para eliminar este problema de forma permanente, a Google vai até ao fim do corrente mês proceder a uma alteração nos seus sistemas e lançar uma atualização para que a informação que até agora era recolhida deixe de o ser.
Não é muito lógico como a identificação das antenas de telemóvel possa ajudar a Google a melhorar a velocidade das entregas de mensagens, mas a verdade é que mais uma vez a informação dos utilizadores esteve a ser recolhida, sem a autorização destes e para fins que não se sabem bem quais realmente seriam.
Ganhe um iPhone X