A Google anunciou hoje (7) várias novidades para a sua plataforma Android Auto, gradualmente disponíveis. Desde que foi lançado em 2015 o Auto já chegou a mais de 500 modelos de veículos automóveis, bem como a cerca de 50 diferentes fabricantes. Agora, chegou o dark mode, entre outras novidades e funções.
Para o utilizador as melhorias serão gradualmente distribuídas durante os próximos meses.
Em dia de Google I/O a tecnológica norte-americana já está a distribuir novas funções para os seus produtos como, por exemplo, a plataforma dedicada aos automóveis. O Android Auto é, de uma forma sucinta, um painel de controlo para os conteúdos multimédia, visando minimizar as distrações durante a condução.
As novidades para o Android Auto
Entretanto, esta mesma plataforma tem recebido vários incrementos ao longo dos anos. Contudo, esta será uma das atualizações mais notórias uma vez que trará o dark mode para o seu carro. Aliás, de acordo com a própria Google no seu blog, esta é uma das mudanças imediatamente notórias, mas há mais.
Ainda que toda a interface escureça – com o dark mode – temos também novas cores de destaque ou acento. A sua presença causará mais contraste nas legendas, letras e conteúdos menores para que sejam, ainda assim, de fácil compreensão. O mote desta atualização é a simplicidade aliada ao já famoso dark mode.
Pautando-se também pela visibilidade sem provocar distrações, todas as novidades chegarão aos veículos compatíveis até ao verão. Tal como já é hábito, a tecnológica deu a saber que a distribuição da nova versão será gradual, mas garantiu que todos os automóveis compatíveis receberão as novidades até essa altura.
O dark mode é já uma constante na Google
É a atual tendência da tecnológica de Mountain View e marcará presente, inclusive, no sistema operativo Android Q. Já para o seu automóvel, os tons escuros causarão menos fadiga ocular, e sobretudo menos distrações. Além de serem mais adequados para uma navegação e condução confortável à noite.
Mas as novidades não se esgotam no quesito cosmético. Os utilizadores poderão ver as indicações de navegação no ecrã do seu centro multimédia ou infotainment. Desse modo, terá a indicação de onde deve virar – navegação assistida a cada mudança de direção – nesse ecrã.
Poderá ainda controlar as aplicações do Android Auto e do seu smartphone através do mesmo ecrã e para que tal seja possível, a Google está a incluir uma nova barra de navegação para conjugar ambos os dispositivos e respetivo conteúdo.
Por fim, o Android Auto vai continuar a reproduzir o conteúdo multimédia enquanto utiliza a sua navegação favorita de navegação. Em síntese, poderá conduzir, obter as indicações necessárias e usufruir da sua banda sonora favorita. Tudo isto a chegar em breve aos veículos compatíveis.