Pplware

Android 4.2 Jelly Bean – novidades e situação actual

Faz quase um mês que foi mostrado pela primeira vez a versão 4.2 do Android que adoptou o mesmo nome da versão anterior, Jelly Bean, não se verificando o rumor de que teria o nome Key Lime Pie.

Inicialmente lançado com os novos equipamentos Nexus, o smartphone LG Nexus 4 e o tablet Samsung Nexus 10, e posteriormente disponibilizado para quase todos os outros equipamentos Nexus, está também disponível o código-fonte no AOSP e traz várias novidades interessantes, embora também já sejam conhecidos vários problemas.

Conheça as novidades e a situação actual desta versão.

As novidades do Android 4.2 Jelly Bean

A quantidade de novidades apresentadas vêm no seguimento do que já é habitual no Android. Mesmo considerando que se trata de uma minor release, a quantidade e qualidade das novidades são bastante agradáveis e desafiam a inovação perante a concorrência.

Concretamente, falamos de:

Existem ainda pequenas actualizações nalgumas aplicações e muitos outros melhoramentos. Poderá ver a lista completa aqui.

 

Problemas reportados nesta versão

Quando foi lançada a versão 4.1 Jelly Bean, na Google I/O 2012, o feedback foi bastante positivo em geral. O aumento na velocidade de resposta do sistema foi bastante evidente (concretamente devido ao Project Butter), e as novas notificações juntamente com o Google Now foram excelentes novidades, sem grandes problemas ou bugs.

No entanto, em relação à nova versão 4.2, algumas semanas de utilização já permitiram a “criação” de um conjunto de problemas que se têm vindo a verificar nos dispositivos Nexus que foram actualizados (Galaxy Nexus e Nexus 7) e lançados com esta versão (Nexus 4 e Nexus 10).

Os problemas mais conhecidos são:

Estes problemas não surgem com um padrão nem em simultâneo na sua totalidade, no entanto a quantidade de reclamações referentes a cada um deles, torna-os de facto em problemas conhecidos.

Relativamente ao problema da não existência do mês de Dezembro, a Google já fez saber que o problema será corrigido muito brevemente e afirmou que “as datas de nascimento e aniversário de Dezembro da família e amigos não serão esquecidos”, o que indica que a actualização surgirá via OTA antes do início do próximo mês.

Quanto a todos os outros problemas, não há nada relevante a referir (para já) mas como já é hábito, as actualizações continuarão certamente a surgir de acordo com os problemas reportados.

Acerca da esperada versão de nome Key Lime Pie, o mais provável é que seja lançada oficialmente no próximo evento Google I/O, em 2013, e será provavelmente a versão 5.0. Por falar nessa versão, surgiu recentemente um relatório de benchmark da aplicação Nenamark onde mostra o resultado do Sony Xperia T (LT30i) na versão 5.0.0 do Android. A ser verdade, demonstra que a Google está já a trabalhar na nova versão com bastante antecipação.

Já utiliza a versão 4.2 do Android? É afectado por algum dos problemas apontados?

Exit mobile version