A chegada do Android 15 está próxima e as novidades têm sido, aos poucos, desvendadas, atiçando a curiosidade. Um novo dado indica, agora, que a atualização do sistema operativo da Google poderá ligar o Bluetooth um dia após o utilizador o desligar.
Conforme vimos aqui, a Google está a poucos dias de lançar a sua tão esperada rede Find My Device. Com ela, milhares de milhões de dispositivos Android darão forma a uma rede de localização de dispositivos que se prevê muito útil.
Para esta rede, bem como para outras funcionalidades do Android, o Bluetooth é crucial. Aliás, a rede Find My Device recorrerá a ele para emitir um sinal que outros dispositivos próximos podem receber.
Depois, a localização do dispositivo emissor será encriptada pelos dispositivos recetores e carregada no servidor da Google, para que apenas o proprietário do dispositivo emissor possa ver a sua localização.
Por ser importante, desligá-lo pode comprometer o bom funcionamento da rede Find My Device.
Consciente desta questão, a Google parece estar a trabalhar numa nova função para o Android 15. Esta deverá permitir aos utilizadores fazerem uma pausa na conexão, em vez de desativar o Bluetooth do seu dispositivo por completo.
De acordo com a informação detetada pelo Android Authority, nas recentes versões de pré-visualização do Android 15 são feitas referências a uma funcionalidade chamada “Bluetooth auto-on”, ou seja, para ligá-lo automaticamente.
Quando esta nova funcionalidade estiver disponível, caso o utilizador tente desligar o Bluetooth, espera-se que apareça uma caixa para ele ser ligado automaticamente no dia seguinte, a par da informação de que algumas aplicações carecem dele ativado para funcionarem.
<string name=”bluetooth_empty_list_bluetooth_off_auto_on_available”>When Bluetooth is on, your device can communicate with other nearby Bluetooth devices. Features like Quick Share, Find My Device, and device location use Bluetooth.</string>
<string name=”bluetooth_scanning_on_info_message_auto_on_available”>”When Bluetooth is on, your device can communicate with other nearby Bluetooth devices. Features like Quick Share, Find My Device, and device location use Bluetooth.Apps and services can still scan for nearby devices at any time, even when Bluetooth is off. This can be used, for example, to improve location-based features and services. You can change this in Bluetooth scanning settings.”</string>
<string name=”bluetooth_screen_auto_on_title”>Automatically turn on again tomorrow</string>
Apesar das ressalvas que a se espera que a Google faça, deverá ser possível ignorar a ativação automática e desativá-lo como habitualmente.
De acordo com a fonte da informação, o código para esta nova funcionalidade já chegou ao Android Open Source Project, pelo que há já algumas informações:
- Primeiro, apenas as aplicações do sistema podem ativá-la, pelo que as aplicações de terceiros não poderão ativar o Bluetooth do seu dispositivo sem o seu conhecimento;
- Segundo, a API não está restrita ao Android 15, o que significa que ela poderá vir a estar disponível em versões anteriores do Android. Porém, os comentários do código indicam que a funcionalidade não deverá ser suportada por todos os dispositivos.