O que se previa…aconteceu! A Microsoft foi destronada no competitivo mercados dos browsers. O Google Chrome tomou de assalto o primeiro lugar dos navegadores mais utilizados no mundo, de acordo com a Net Marketshare.
O Internet Explorer, da Microsoft, tem perdido gradualmente quota de mercado porque se tornou pouco popular devido à falta de inovação face à forte concorrência do Firefox e Chrome. Como será daqui em diante?
A questão do “como será daqui em diante” é pertinente, isto porque, como todos sabemos” muitos serviços institucionais, bancários e de muitas empresas, estavam baseados unicamente no Internet Explorer. Isto porque era o navegador mais usado, o mais popular, era mesmo visto como “a Internet” para milhões de utilizadores, e agora?
Embora a empresa esteja a tentar reagir a esta tendência, investindo no novo Edge, falta ainda à Microsoft um longo e duro caminho para se conseguir aproximar do que oferece tanto o Chrome como o Firefox.
Sabemos que as armas destes dois browser estão nas extensões, na usabilidade e na segurança… mas estes não podem ficar à sombra destes resultados. Como podem ver na imagem em cima, há praticamente um ano atrás o Internet Explorer tinha 54% do mercado e o Google Chrome apenas 27%.
E tudo num ano mudou!
Um ano volvido, temos o Internet Explorer com 41.35% e o Google Chrome com 41.66%. Isto diz muito do trabalho feito, ao longo deste ano, por parte da Google.
Não podemos, claro, deixar de olhar para o Edge como a alternativa apontava pela Microsoft e para onde estão também a ser encaminhados os utilizadores do mais recente sistema operativo da empresa. Este, em termos de quota de mercado, já representa 3.83%, segundo a mesma fonte.
Questão: os hábitos das instituições, serão adaptados a esta realidade?