Não esperava encontrar uma ferramenta de tão fácil utilização e já tão amadurecida. Esperava algo ainda meio beta, mas convenhamos que estamos a falar dos srs da Google que insistem em manter as suas ferramentas eternamente betas, apesar de estarem em produção à anos.
Gostei da facilidade de utilização e principalmente da possibilidade de efectuar a partilha dos docs em tempo real. O meu focus principal incidiu no processador de texto, que se portou impecavelmente, tendo sempre as ultimas alterações e versões antigas na ponta de um click.
A folha de calculo sinceramente não testei, mas pelo que tenho lido e ouvido comentar, está ao nível das concorrentes offline. Notei a falta de algumas funcionalidades, mas sinceramente, nada que possa ser apontado de flagrante. No entanto há dias foi-me mostrada a nova cada do Google docs e sinceramente, tudo o que de novo criaram faz mesmo falta.
O esquema de estrelas, cores e tags que implementaram no gmail e nas restantes ferramentas ainda não me convence. Pode ser que com o tempo eu consiga apanhar o comboio da WEB 2.0, mas por agora ainda têm de me dar a velha web!
Mas deixem-me que vos mostre e indique as novas funcionalidades do Google docs, que me parece se limitam um pouco ao interface de gestão dos documentos.
- Visualmente mais apelativo – Novos icons, mais conteúdo e melhor controle
- Pastas – Finalmente é oferecido aos utilizadores a hipótese de usar pastas para arrumar os seus documentos. Esta característica era das mais pedidas.
- Pesquisa aprimorada – Tal como é utilizado no Google Suggest passa a ser dado ao utilizador dicas de pesquisa à medida que vamos escrevendo texto na caixa de pesquisa.
- Maior facilidade ao convidar pessoas – Melhorado o sistema de convites para edição de um documentos
- Novos atalhos de teclado – Vários atalhos de teclado foram adicionados para agilizar operações comuns.
Todas estas novas funcionalidades e as já existentes podem ser encontradas aqui.