Pplware

A Google quer ajudar o mundo a montar painéis solares

Os muitos projectos da Google crescem e conseguem-se tornar em elementos essenciais para os Internautas. Associados a estes, surgem depois outras componentes que os conseguem explorar e melhorá-los.

Com o serviço de mapas da Google tem sido possível integrá-lo com outras funcionalidades, que fazem uso dele para representar dados e informação útil.

O mais recente projecto nasceu da própria Google e vem ajudar a descobrir os melhores locais para colocar painéis solares e informar os utilizadores do quanto conseguiriam poupar.

Fazendo uso de toda a informação que tem já acumulado no Google Maps, a gigante das pesquisas criou agora um novo “serviço” que ajuda a calcular quanto seria possível poupar caso usássemos painéis solares nas nossas casa.

Utilizando as imagens de alta definição que têm do planeta, conseguem calcular a incidência solar de cada casa e dar aos utilizadores uma perspectiva dos valores que seriam possíveis poupar caso estes optassem pela utilização desta tecnologia.

Estas previsões conseguem dar uma previsão aproximada do tempo de exposição solar, o que depois pode ser convertido no valor monetário que interessa aos utilizadores.

Mas a Google consegue ainda dar aos utilizadores a possibilidade de terem valores muito mais precisos, ao permitir que estes coloquem os valores exactos que pagam.

A informação que é apresentada tem em conta vários factores decisivos, como a quantidade de luz solar que incide nos telhados, a sua orientação e sombras de árvores e outros elementos.

Para além desta informação útil, a Google tem ainda disponível links directos para fornecedores que na região onde os utilizadores moram podem fazer a instalação dos painéis solares, facilitando todo o processo de pesquisa e de concretização.

Para já o Project Sunroof está apenas disponível para uma zona restrita da Califórnia, onde os utilizadores podem de imediato ter acesso a estes dados.

Este é um projecto especial da Google, que quer contribuir para melhoria da eficiência energética no planeta e para a optimização dos consumos destes recursos.

A energia solar é de todas a mais fácil e, provavelmente, mais eficiente de ser usada. A Google, com acesso a toda esta informação pode ajudar os utilizadores a implementarem estes sistemas, quer sensibilizando-os para os problemas, quer ajudando a que estes sejam instalados.

Fonte: Google Green Blog

Exit mobile version