Os Smartwatches com Android estão finalmente para chegar!
Tal como já tinha prometido, a Google anunciou durante o dia de hoje, no Blog Oficial do Android a sua estratégia para os wearables com Android integrado. Neste contexto a Google revela algumas das características que poderão integrar um Smartwatch a correr Android.
A lacuna existente nos dispositivos “usáveis”, a inexistência do sistema operativo Android integrado nestes equipamentos, está prestes a ser colmatada.
O projecto da Google, denominado de Android Wear, foi hoje divulgado oficialmente e junto com ele foram reveladas algumas daquelas que poderão ser as características de um Smartwatch a correr o sistema operativo Android.
Este será mais do que um relógio dedicado à monitorização de actividades físicas, a ideia é a de que ele se adapte às várias situações do dia-a-dia.
De forma semelhante ao Google Now, o Smartwatch devolverá ao utilizador informações como actualizações das redes sociais, de chat e notícias, por exemplo. Além disso, através de uma palavra-chave, “OK Google”, será activada a entrada de voz, podendo obter algumas respostas faladas, executar algumas aplicações ou até mesmo enviar mensagens de texto e fazer telefonemas.
Este será também um relógio direccionado à actividade física, como a maioria dos Smartwatch, permitindo controlar as calorias queimadas durante um exercício físico, a distância percorrida numa caminhada, numa corrida ou num simples passeio de bicicleta.
A Google tem programadores de Android a trabalhar exclusivamente nas aplicações destinadas a este “usável”, contudo a empresa refere que os dispositivos estarão preparados para correr muitas outras aplicações.
Ainda não se sabe sob que marcas virá este relógio, mas a Google adiantou que está a trabalhar com várias empresas no seu desenvolvimento, nomeadamente a Asus, HTC, LG, Motorola e Samsung, e ainda com fabricantes de chips como Broadcom, Imagination, Intel, Mediatek e Qualcomm.
Este projecto está ser desenvolvido com o objectivo de que até ao final do ano os Smartwatches Android já estejam disponíveis no mercado.