Apesar de ser ainda um mercado muito pequeno, os smartwatches começam a ter já muitas alternativas, quer de marcas, quer de sistemas. Para além dos óbvios surgem outros, como o Tizen, que começam agora a ter visibilidade.
Foi precisamente isso que o sistema operativo da Samsung conseguiu, ao ter já uma quota de mercado superior à oferta da Google, o Android Wear.
Os mais recentes dados do mercado de smartwatches, disponibilizados pela Strategy Analytics e referentes ao primeiro trimestre de 2017, mostram algo que não era esperado.
Depois de vários anos sem praticamente qualquer expressão, o Tizen conseguiu ultrapassar o Android Wear. A diferença entre eles é ainda pequena, mas o passo foi dado.
Os números apresentados mostram que o Tizen tem já 19% de quota de mercado, um ponto percentual acima dos 18% que o Android Wear reclama para si. Os fatores para este crescimento do Tizen estão no atraso constante na chegada do Android Wear 2.0, que apenas agora está a surgir.
Fica assim provado que a decisão da Samsung em abandonar o Android Wear, em 2015, foi acertada e que o seu sistema operativo é suficiente para estes dispositivos. Há também que dar mérito ao bom trabalho da Samsung na criação dos seus relógios. Tanto o Gear S2 como o novo Gear S3 conseguem ter um design próximo a um relógio tradicional, o que cativa os consumidores.
A Apple, com o seu Watch, continua a manter a sua posição dominante, e consegue ter já mais de metade do mercado do seu lado. Ao todo o Apple Watch tem já 57% da quota do mercado dos smartwatches.
Espera-se que o cenário do mercado dos smartwatches se mantenha no futuro. O Tizen continuará a ombrear com o Android Wear, dependendo apenas das ofertas que forem lançadas, como o Huawei Watch 2, que está prestes a chegar, para se manter no topo.
Quem vai conseguir o segundo lugar no mercado dos smartwatches, o Tizen ou o Android Wear?