Se já não bastavam os incidentes com smartphones que provocaram algum género de dano no utilizador, eis que surgem alguns relatos, juntamente com provas, de que os Smartwatches, como o Apple Watch, estão a provocar queimaduras e irritações no pulso de quem o utiliza.
Apesar de a Apple e outras marcas garantirem aos utilizadores que os Smartwatches estão completamente aptos para serem utilizados com toda a segurança, têm surgido várias queixas, que são partilhadas sobretudo nas redes sociais, onde imagens mostram que estes relógios estão a provocar queimaduras na pele do puldo do utilizador.
Um dos casos é do dono de um Apple Watch Andrew Terry e a queixa surgiu através do seu Twitter:
wtf? My Apple Watch has burnt a hole in my wrist!! pic.twitter.com/C9zGQhlVBD
— Andrew Terry (@AndrewTerry) 2 julho 2015
Na imagem pode ver-se a marca da parte traseira do Apple Watch e uma pequena queimadura na parte central. Yan Tsirklin é também outro utilizador do Apple Watch que mostra um visível dano na pele.
Turns out the #Apple Watch is causing me the same skin rash as the @fitbit surge pic.twitter.com/vKFF9Nt7ao — Yan Tsirklin (@YanAtYieldmo) 15 maio 2015
A Apple dispõe de um artigo de suporte onde afirma que se fez uma selecção cuidadosa dos materiais a integrar no Apple Watch e nas braceletes. Outro caso surge no Instagram por paulfabretti:
Not worn my apple watch today, yet there seems to be some sort of burn. Anyone else got this too ? pic.twitter.com/di51Kt4W20 — Dinalli (@Dinalli) 28 junho 2015
Dependendo do modelo, a construção de alguns Apple Watch pode ter alguns materiais específicos, como níquel e metacrílicos, que causam problemas a algumas pessoas mais sensiveis pois não são só queimaduras mas também irritações na pele que fazem parte das queixas apresentadas pelos utilizadores, como foi o caso de Greg Smith.
Para além do Apple Watch outras queixam surgem sobretudo do FitBit, como podemos ver nestes exemplos:
Rash, bump, burning and maybe permanent scarring… @fitbit pic.twitter.com/woSZ6MNCZa
— Zarifa (@zarifa36) 10 julho 2015
Fitbit Charge HR rash. Never had an issue with my old Flex. Guess this is going in a drawer. Apple Watch time? pic.twitter.com/FFh17iyrUu — Kevin Pedraja (@kpedraja) 18 maio 2015
<c/enter>
@FitbitSupport Another who can’t wear the Surge. Take a break? Bad advice. Why would I go do this again?! #fitbitrashpic.twitter.com/KJd9NAfQtD
— Kenan Jackson (@KenanJackson) 10 julho 2015
Desta forma, fica aqui o alerta para que o utilizador se informe bem antes de pensar comprar algum destes equipamentos e, na altura de os utilizar, tenha em atenção o aquecimento do mesmo, não o usando nem muito apertado, nem muito solto mas sim ajustado!