Pplware

Revelada forma simples de ligar um Moto 360 a um iPhone

A chegada dos smartwatches veio mostrar que o terreno dos dispositivos móveis é fechado e limitado por sistema operativo. As propostas da Google apenas se ligam aos dispositivos Android e o Apple Watch também não comunica para fora do iOS.

Depois de terem surgido algumas provas de conceito que revelaram que esta estanquicidade não é tão verdadeira, surge agora a prova final que o Android Wear pode facilmente ligar-se ao iOS.

Um vídeo publicado recentemente mostra que é simples e acessível a qualquer um ligar um Motorola 360 a qualquer dispositivo com iOS, sem recorrer a qualquer aplicação obtida por jailbreak ou de qualquer outra forma mais complicada.

E é também revelado que depois de fazer o emparelhamento entre o smartwatch da Motorola e o iOS é possível aceder à maioria das notificações que o sistema envia e até agir sobre elas.

Há algumas condicionantes, mas que facilmente podem ser ultrapassadas e que não impedem que qualquer utilizador possa, desde que munido de um Moto 360, pode conseguir realizar essa ligação.

Convêm lembrar que esta não é uma integração oficial e que recorre a algumas aplicações de terceiros, quer no Android quer no iOS, para conseguir ser bem sucedida.

Tudo o que precisam é de um Moto 360, de um smartphone Android, com a aplicação Wear Connect for iOS instalada, de um equipamento Apple com iOS, também ele com a aplicação BLE Utility instalada, e de um pouco de paciência.

Curiosamente a necessidade do Android neste processo é apenas para iniciar o emparelhamento com o iOS e depois deixa de ser necessário.

Quem resolver testar esta nova forma de ligar um Android Wear ao iOS não deve esperar o mesmo grau de integração que existe com os smartphones Android, ficando de fora a ligação, por exemplo, às funções de fitness ou à simples mudança da face do relógio.

Ainda assim é possível ter acesso às notificações, ao estado da bateria do iOS e até ao controlo da música que está a tocar no iPhone ou iPad.

Sem uma data ainda conhecida, espera-se para breve a apresentação pela Google da versão para iOS da sua aplicação Wear. Algumas vozes dão como certo o seu lançamento já na próxima I/O.

Este é mais um passo que vemos surgir no sentido de trazer para o mundo iOS o Android Wear, algo que não se espera que aconteça no sentido contrário, com o Apple Watch a ligar-se no Android.

Exit mobile version