Pplware

Reino Unido: Alunos usam smartwatches para copiar nos exames

E a culpa é da Amazon e do eBay!

Os smartwatches são dos gadgets mais badalados desta nova geração tecnológica. Existem para todos os gostos e também para todas as carteiras.

Mas agora há uma polémica instalada no que respeita ao ensino no Reino Unido uma vez que os professores se queixam que os alunos compram smartwatches, na Amazon e no eBay, que já vêm com funções específicas para copiarem nos exames.

Segundo o IBTimes, vários professores de escolas no Reino Unido estão de ‘guerra aberta’ com os smartwatches. Tudo porque a Amazon e o eBay vendem alguns modelos, anunciando abertamente que estes já trazem algumas funcionalidades específicas que permitem aos alunos copiar nos exames… facilitando-lhes a vida na altura das avaliações.

Trata-se de uma verdadeira tentação para os alunos mais stressados, inseguros e mal preparados para as provas.

Anúncio de smartwatch para copiar nos exames na Amazon (via ibtimes)

Tal como podemos comprovar pela imagem acima, são vários os smartwatches que indicam mesmo que os equipamentos estão preparados para fazer batota nos exames.

Assim, os professores têm estado a unir forças para que haja mais regras na entrada destes gadgets nas salas de aula, sobretudo em época de testes e exames, pretendendo ainda mais legislação que previna esta tendência.

A táctica é bastante simples, o que promove este comportamento.

Como exemplificado na imagem acima, um estudante que use um destes smartwatches durante o exame, pode estar a olhar para o ecrã do equipamento com a matéria escolar e, assim que sente a apoximação do professor, pressiona o ‘botão de emergência’ do equipamento e rapidamente o ecrã exibe um relógio digital, descartando assim a hipótese de ser apanhado ou até mesmo suspeito de estar a copiar.

Anúncio de smartwatch para copiar nos exames no eBay (via ibtimes)

Basta lermos as especificações destes smartwatches para verificarmos que são gadgets bem preparados para facilitar os copianços dentro da sala de aula. Aqui fica um exemplo que pode ser lido no eBay:

This watch is specifically designed for cheating on exams with a special programmed software. It is perfect for covertly viewing exam notes directly on your wrist, by storing text and pictures in the 4GB memory storage

Se a moda pega… será bastante complicada a vida dos professores, sobretudo os que estão menos familiarizados com as novas tecnologias, nomeadamente com estes novos gadgets.

Diga-nos a sua opinião…

Concordam com o uso de smartwatches dentro da sala de aula?
Exit mobile version