Não tem sido simples de entender o que a Google anda a fazer com o Wear OS 2. A gigante das pesquisas parece ter abandonado esta versão do sistema dedicado aos smartwatches, focando-se apenas na versão mais recente. A provar isso está uma nova situação detetada. Duas das mais interessantes apps para este sistema parecem ter desaparecido.
As aplicações não estão disponíveis para os smartwatches com o Wear OS 2.
Google remove duas apps nativas do Wear OS 2
Inicialmente os relatos apontavam para que a conhecida app Keep, dedicada às notas, tivesse deixado de estar disponível para ser instalada nos smartwatches com o Wear OS 2.
Esta app parece estar a ter esta limitação apenas quando é pesquisada na Play Store num smartphone com Wear OS 2. Continua disponível nos smartphones e na web, mas com uma diferença. Ao ser escolhido um smartwatch na lista, surge com a mensagem “Este item não é compatível com o seu dispositivo”.
Mais tarde, e da mesma forma que aconteceu com o Keep, outra app ficou no mesmo estado. Desta vez falamos da app Google Maps, que está com o mesmo comportamento nos smartwatches com o Wear OS 2. Não surge na Play Store ou aparece com a mensagem de falta de compatibilidade.
Neste caso, o problema é maior para os utilizadores que fizerem um reset ao smartwatch. De resto, todos os downloads existentes parecem continuar a funcionar sem qualquer problema nos restantes links a funcionar sem qualquer problema.
Não se compreende a posição de Google ao retirar estas app do acesso aos smartphones. Estão a usar uma versão mais antiga do Wear OS, mas deveriam continuar a ter acesso às propostas, mesmo que limitadas.