Pplware

Que música é esta? O Shazam no Android Wear já lhe sabe dizer

Os smartwatches ainda procuram definir a sua utilidade e as suas características base. Muito ainda não conseguem ver neles uma utilidade cara e uma razão para os comprarem.

A dúvida reside sempre na forma como podem ser usados para além da sua função mais básica e que outras utilidades podem vir a tomar.

O Shazam veio agora dar uma ajuda a esclarecer este ponto, alargando a sua utilização para poderem ser detectadas as músicas que estão a ser tocadas, directamente de qualquer relógio que corra o Android Wear.

A nova versão da aplicação Shazam para Android, lançada recentemente, trouxe para o Android Wear uma pequena, mas simbólica, novidade e alteração.

O suporte para correr a aplicação e detectar músicas directamente dos dispositivos Android Wear passou a estar presente. O utilizador deixa assim de ter de retirar o seu telefone do bolso sempre que quiser identificar uma música que está a tocar.

Bastará agora lançar a aplicação directamente do relógio e colocá-lo a ouvir. O Shazam passa a usar o microfone do smartwatch e assim detecta a música.

Claro que todas as tarefas mais exigentes e a comunicação com os servidores do Shazam continuam a ser feitos pelo smartphone, mas este pode agora continuar a ficar no bolso.

Para além desta funcionalidade core do Shazam, a aplicação para o smartwatch tem ainda algumas funcionalidades extra e que muitos usavam já no telefone.

Vai ser apresentado directamente no relógio o nome da música e o artista, permitindo uma simples e rápida identificação. Para além de ser mostrada ai, essa informação passa também para a aplicação Shazam no smartphone, sendo colocada no My Shazam e no My Shazam Tracks para utilizadores que tenham feito a ligação ao Rdio ou ao Spotify.

Outra funcionalidade muito interessante será a apresentação das letras das músicas directamente no ecrã do relógio, sincronizadas com o tempo da mesma.

O Shazam não era um estreante no mundo dos smartwatches. Foi uma das primeiras aplicações a ser lançada para o Apple Watch, se bem que neste dispositivo requer que o iPhone faça a audição do som ambiente e também a comunicação.

Para terem esta versão no vosso Android e no smartwatch android Wear só precisam de instalar o Shazam ou actualizar para a última versão disponível. De imediato é feita a sincronização com o relógio e a nova funcionalidade fica disponível.

Este é mais um exemplo da forma como os smartwatches vão poder ser aproveitados para realizar outras funções para além das mais básicas. Abre um leque de possibilidades adicionais, que explora o hardware disponível e que não está a ser totalmente aproveitado.

Exit mobile version