Uma das muitas funcionalidades essenciais num smartwatch é a possibilidade de serem usados comandos de voz. No caso do Wear OS, a conhecida frase OK Google é o interruptor para que seja acionado o assistente. Infelizmente, e no caso dos relógios com o sistema da Google, esta frase parece não funcionar.
A Google está a demorar demasiado a reagir. Contudo, ao que indiciam as informações, a empresa vai finalmente resolver o problema.
Ok Google… alô!
Na verdade este não é um problema novo. Para quem tem seguido o assunto, há vários meses que se anda nos fóruns da Google e aparentemente é uma situação que está a afetar todos os relógios que usam o Wear OS.
As queixas têm-se acumulado e não existe ainda uma solução.
Do que é revelado, ao ser usada a conhecida frase OK Google nos smartwatches, esta simplesmente não aciona o assistente. O primeiro relato deste problema foi feito em novembro de 2020 e indica que a chamada ao assistente não funcionava.
O problema deverá desaparecer com uma atualização disponibilizada em breve. A Google estará já a trabalhar na correção. A sua categorização nos planos da criadora do Wear OS desta situação mudou e passou a Assignada.
Sabe-se que o entrave está no Wear OS e que terá de ser resolvida diretamente pela Google. Da mesma forma, não está definido um calendário para a chegada da correção.
E como se pode contornar o problema?
A solução a ser usada desde essa altura passa pela ativação manual do assistente através dos botões ou do toque no relógio. Daí em diante, o utilizador consegue dar os comandos de voz e fazer a pesquisa que pretender no assistente da Google e no Wear OS.
Naturalmente que mesmo funcional, esta é uma solução de recurso e apenas temporária. Não é prática e retira uma das funcionalidades mais importantes dos smartwatches. O poder controlar pela voz liberta o utilizador e permite usar o relógio em qualquer momento.