Esperava-se para breve algumas alterações de peso no software que sustenta o mais recente gadget da Apple. O Watch apresentava algumas necessidades de melhoria e por isso a Apple colocou-se em campo para as resolver.
O resultado final desses trabalhos surge agora na forma da versão 1.0.1 do Watch OS e está já disponível para todos os que têm o Apple Watch.
Esta nova versão ainda não traz consigo todas as grandes novidades que se esperam que surjam em breve no Apple Watch. Muitas delas requerem novo hardware e por isso vão ficar reservadas para a segunda versão do relógio da Apple.
Ainda assim as melhorias que a versão 1.0.1 do Watch OS traz conseguem corrigir alguns pequenos problemas que surgira com a utilização deste dispositivo.
Segundo a Apple as novidades incidem em várias frentes. A principal está na melhoria na performance do Siri, na medição da actividade de pé, no calculo das calorias para as actividades de ciclismo indoor e remo, no calculo das distâncias e ritmo para exercícios de caminhada e corrida no exterior, na acessibilidade e nas aplicações de terceiros.
A nível da interface existem melhorias e suporte para novos caracteres Emoji, o que permite aos utilizadores expressarem-se melhor.
Por fim, e que pode indicar o alargamento das vendas do Apple Watch a novos mercados, está o suporte para novos idiomas:
- Português do Brasil
- Dinamarquês
- Holandês
- Sueco
- Russo
- Tailandês
- Turco
A actualização do Watch OS chegará pelo iPhone, na aplicação Watch, devendo o relógio ter pelo menos 50% de bateria e estar ligado ao carregador. É claro que o Watch deverá estar também próximo do iPhone.
Está assim iniciado um processo que nos habituámos a ver no iPhone e que traz sempre novidades para os dispositivos da Apple. É um processo similar, mas dirigido ao Watch, com a mesma simplicidade e rapidez que é comum nas actualizações da Apple.