O mercado dos smartwatches e dos wearables está a atravessar tempos difíceis. Depois de um interesse grande no momento que chegaram ao mercado, estão cada vez menos presentes e apenas alguns conseguem prosperar.
A Google tem no Android Wear o seu sistema operativo para estes dispositivos e para o promover ainda mais prepara-se para lançar dois novos smartwatches já no início de 2017.
Desde Junho que se fala da possibilidade da Google lançar no mercado dois smartwaches em nome próprio. Este rumor tem ganho força e agora foi finalmente confirmado pela própria Google.
Foi numa entrevista dada ao site TheVerge que o Jeff Chang, gestor de produto do Android Wear na Google, confirmou a chegada já para 2017 destes dois novos smartwatches. Mas ao contrário do que esperava, estes novos relógios inteligentes não vão ser lançados com a marca Google (Pixel) mas sim pelos seus fabricantes, seguindo a linha Nexus.
Estes dois novos equipamentos vão ser os primeiros a ter acesso à segunda versão do Android Wear e vão estrear também algumas das novas funcionalidades. A mais relevante é a possibilidade de realizar pagamentos directamente do smartwatch através de NFC, tal como várias outras marcas já o fazem.
Após este lançamento, o Android Wear 2.0 será lançado para os restantes modelos que estão já no mercado. Claro que nem todos vão receber esta versão, ficando os mais antigos de fora. A lista dos relógios que vão receber o Android Wear 2.0 está abaixo.
Smartwatches com Android Wear 2.0
- Moto 360 Gen 2
- Moto 360 Sport
- LG Watch Urbane 2nd Edition LTE
- LG Watch Urbane
- LG G Watch R
- Polar M600
- Casio Smart Outdoor Watch
- Nixon Mission
- Tag Heuer Connected
- Fossil Q Wander
- Fossil Q Marshal
- Fossil Q Founder
- Michael Kors Access Bradshaw Smartwatch
- Michael Kors Access Dylan Smartwatch
- Huawei Watch
- Huawei Watch Ladies
- Asus ZenWatch 2
- Asus ZenWatch 3
Com a Apple e a Samsung a apostarem forte no ramo dos smartwatches, cabe à Google o papel de potenciar o seu sistema operativo e as suas funcionalidades. Esta é uma área cada vez mais dominada pelos equipamentos dedicados ao fitness e por isso importa que os smartwatches voltem a ganhar o seu espaço e o interesse dos consumidores.