Pplware

Uso excessivo do smartphone faz mal à saúde

Já não é novidade que tudo em demasia é prejudicial. Não é igualmente novidade que as tecnologias devem ser utilizadas de forma moderada.

Mas, mais uma vez, os especialistas vêm alertar para os perigos que o uso excessivo do smartphone traz para a saúde, deixando ainda dicas para evitar estes problemas.

Este não é um tema novo, porém é fundamental voltar a alertar para uma utilização moderada das tecnologias, uma vez que nos dias de hoje, o smartphone é quase um objecto essencial na vida da maioria das pessoas.

Há, assim, que estar consciente dos perigos que estes equipamentos provocam na nossa saúde, sabendo o que fazer para os evitar.

Os especialistas afirmam que há cada vez mais casos do chamado text neck –  posição que adoptamos quando estamos ao telemóvel, ou seja, pescoço curvado. Esta condição provoca, assim, cada vez mais queixas de sintomas como dores de cabeça associadas a tensões na nuca e no pescoço.

A fisioterapeuta Priya Dasoju afirma que a posição text neck pode ainda provocar dores no braço e no ombro, uma vez que grande parte dos músculos da mandibula estão ligados ao pescoço e coluna.

A fisioterepeuta indica que estas são cefaleias cervicongénitas e que o problema deve-se à inclinação excessiva da cabeça para conseguir visualizar o ecrã, o que provoca muita pressão nas partes frontais e traseiras do pescoço. Estes sintomas podem agravar-se e desenvolver uma Neuralgia Occipital, condição neurológica onde os nervos occipitais (que vão desde o topo da espinal medula até ao couro cabeludo) ficam inflamados ou lesionados. Os sintomas são semelhantes às dores de cabeça/enxaqueca.

Por sua vez, a osteopata Lola Phillips revela que cerca de 30% dos seus pacientes têm esta condição e que quem usa muito tablets, laptops ou smartphpones, tende a ter estes problemas de saúde: “A pessoa começa a sentir uma tensão na parte da frente do pescoço e uma fraqueza na parte de trás”.

A dor pode ser intensa, sentindo-se uma espécie de ardor/queimadura no pescoço, começando na base da cabeça e alastrando-se por toda a parte superior no couro cabeludo.

Por norma as dores iniciam-se na parte de trás da cabeça, no nervo occipital mas, por vezes, podem também ser sentidas na parte frontal, acima dos olhos.

Dicas para prevenir/aliviar as dores

De forma a prevenir ou aliviar as dores, é aconselhável que altere a sua postura quando está a mexer no smartphone.

A osteopata Lola Phillips aconselha a que “quem sofre desta condição, deve pensar em adoptar posturas diferentes tais como sentar-se na vertical e levantar o smartphone ou usar um suporte para o colocar de modo a que este fique a uma altura mais adequada”.

Outras formas de tratamento/prevenção passam pela massagem e anti-inflamatórios. Porém, quando a situação é mais grave, as soluções são também mais drásticas.

Adam Clark, um paciente que vivenciou estes sintomas, indica que, no seu caso, foi-lhe dado um medicamento de esteróides, entre outros calmantes para os nervos do pescoço, tendo os sintomas melhorado logo um dia depois.

Os especialistas afirmam que a prevenção é sempre a melhor solução e uma das estratégias é diminuir-se a utilização do smartphone ou posicioná-lo de modo a que fique, verticalmente, mais próximo dos olhos.

Priya Dasoju aconselha a que se tente não manter a mesma posição por muito tempo e, aproveitando as tecnologias, sugere mesmo que se coloque um lembrete no PC, smartphone ou tablet para relembrar de alterar a posição, previnindo, assim, que mantenha a mesma por muitos minutos consecutivos.

Apesar de tudo, os médicos garantem que as consequências do uso excessivo de smartphones são meramente dolorosas e não fatais!

via

Usa o smartphone numa posição correcta? Já teve algum destes sintomas?

Exit mobile version