Embora o carregamento sem fios apenas esteja disponível para uma quantidade limitada de dispositivos, a verdade é que é uma tecnologia que está a evoluir e que, cada vez mais, faz parte do nosso quotidiano.
São já várias as marcas que oferecem soluções, mas a maioria ainda é limitada no que respeita à potência máxima de carregamento. A Umidigi, com o lançamento do seu Z2 Pro (que suporta carregamento rápido sem fios), lançou também a sua própria base de carregamento capaz de carregar com uma potência máxima de 15W (3A).
A Umidigi Q1 é uma base de carregamento sem fios com tecnologia QI. Este tipo de carregadores tem por base o “acoplamento indutivo ressonante” que, basicamente, envolve duas bobinas, uma com a função de transmissor e outra de recetor, de modo a permitir transferência de energia por indução.
Todo este processo de funcionamento de carregadores sem fios pode ser lido aqui.
Umidigi Q1
Sendo baseada em tecnologia QI, a Umidigi Q1 está preparada para carregar smartphones como os Samsung Galaxy da família S8 e S9, alguns modelos Huawei, o Xiaomi Mi Mix 2S, ou os modelos mais recentes da Apple.
Esta base de carregamento oferece carregamento normal de 5W, e carregamento rápido, de 7,5W, 10W (exigido pelos Galaxy da Samsung) e até de 15W, neste caso destinado aos novos modelos da marca Umidigi Z2 Pro, com uma eficiência energética em carregamento de até 80%.
O cuidado da marca em criar uma base de carregamento não se prendeu apenas com a eficiência. A marca quis também criar uma peça em alúmínio, elegante, fina e resistente. A base onde assenta o smartphone é praticamente um espelho, tem apenas 5 mm de espessura e um diâmetro de 100 mm, pesando 82,2g.
Segundo informação da marca, a Umidigi Q1 tem um sistema de proteção para manter o dispositivo seguro durante a carga, de forma a que não haja sobreaquecimento ou picos de corrente. O smartphone pode começar a carregar a uma distância de 8 mm e é alimentada por uma ligação USB Tipo-C.
O produto já se encontra disponível por um preço abaixo dos 20€, nas cores cinza e vermelho.