A forma como se vê televisão em casa está a mudar cada vez mais. Os conteúdos em canal aberto já não atraem grande parte das pessoas e as opções passam hoje muito pelos filmes e séries. Mas, para desfrutar em pleno destes conteúdos é importante ter um ambiente propício.
Assim, deixamos-lhe algumas dicas e opções de produtos para transformar a sua sala numa verdadeira sala de cinema!
Que TV escolher?
Ao escolher um modelo ou optar por uma marca de TV deverá, antes de mais, perceber que tamanho de ecrã é ideal para a sua sala. Se acha que deve optar pela maior da loja, está enganado.
O tamanho do ecrã da TV deve ser proporcional à distância a que vai ficar sentado a ver. Existe uma regra simples que pode ter em mente: a distância a que vai ficar a ver TV deverá ser aproximadamente de 1,6 vezes o tamanho da diagonal do ecrã. Por exemplo, se a TV tiver 40″ (o que equivale a 101,6 cm) então, o seu sofá deverá ficar a cerca de 1,6 metros de distância da TV.
Como exemplo de TV com estas dimensões deixamos uma das que mais tem sido procurada pelos portugueses nos últimos tempos: a Samsung UE40J5100. Uma TV com tecnologia LED com resolução Full HD (1080p) com uma frequência de amostragem de 200Hz, tendo mesmo sido classificada como uma das 5 melhores TVs de 2015.
E porque não um projector?
Se o espaço reservado para a sua sala de cinema for grande, então terá que ter um ecrã grande mas, obviamente, que o preço da TV será tanto maior quanto maior for o seu tamanho. Uma TV de 65 polegadas, poderá rondar os 2000/2500 euros. Nestes casos, um bom projector poderá ser uma solução com algumas vantagens, nomeadamente, em termos de preço e tamanho da imagem transmitida.
Por pouco mais de 1000 euros poderá comprar um bom projector, como o Casio Green Slim XJ-A146 de 2500 lumens com Wireless e porta USB.
Livre-se dos reflexos
Apesar da maioria das TV já vir com ecrãs com tecnologia anti-reflexo, a verdade é que a luz que vem do exterior ou de uma lâmpada mais forte vão acabar por perturbá-lo na hora de ver a sua série favorita.
Assim, deverá colocar a TV longe de janelas ou varandas de forma a evitar a luz solar ou, caso isso não seja possível, tenha cortinas que não deixem passar luz, porque, muitas vezes, nem os estores são capazes de o fazer com eficácia.
Invista num bom sistema de som
De que vale ter uma sala pensada para ver um bom filme e não ter um sistema de som que faça jus ao conceito de sala de cinema?
Uma simples barra de som já poderá ser suficiente para melhorar de forma substancial o som na sua “sala de cinema” e isso pode encontrar por preços a rondar os 100 euros, como as LG Soundbar LAS350B. Mas se tem maior disponibilidade financeira, então poderá optar por um sistema de home cinema mais completo e aí a experiência de ver um bom filme será ainda melhor. Neste caso poderá optar por um sistema como o LG BH9540TW.