Ocasionalmente, a Fundação Raspberry Pi anuncia algumas novidades muito interessantes. Desta vez não se tratou de um novo equipamento, mas sim do lançamento de SSDs NVMe para garantir a melhor performance.
Raspberry Pi Foundation anunciou SSDs NVMe para o Raspberry Pi 5
O Raspberry Pi é um pequeno computador de baixo custo que foi originalmente desenvolvido pela Raspberry Pi Foundation no Reino Unido para promover a educação em ciências da computação. Lançado pela primeira vez em 2012, o dispositivo tornou-se extremamente popular por sua versatilidade, baixo consumo de energia e preço acessível.
Hoje a Raspberry Pi Foundation anunciou SSDs NVMe para o Raspberry Pi 5. Estes dispositivos de armazenamento podem ser adquiridos individualmente ou adquirindo um kit com o M.2 HAT+, que permite ligar facilmente os SSDs ao Raspberry Pi.
De referir que o Raspberry Pi tem uma interface PCI Express que permite ligar os mais diversos tipos de expositivos. Os SSDs, estão disponíveis com 256 GB e 512 GB de capacidade e garantem um desempenho superior aos cartões SD classe A2
No que diz respeito aos preços, a versão de 256 GB custa 27 euros, ou então 37 euros quando adquirido como kit com o M.2 HAT. Já a versão de 512GB custa 41 euros ou então 51 euros com o kit.