Pplware

Sony Xperia XZ2 chega com design completamente renovado

… E com modelo compacto!

A Sony é uma das marcas de smartphones que menos tem conseguido vingar neste segmento, mas que nunca desiste. Depois de alguns sucessos do passado, a verdade é que marca não evoluiu muito em termos de design e isso foi, de certa forma, afastando os potenciais utilizadores.

A mudança tinha que acontecer e 2018 é o ano. Conheça os novos Sony Xperia XZ2 e Sony Xperia XZ2 Compact.


A Sony aproveitou o primeiro dia de Mobile World Congress (MWC 2018) para dar a conhecer ao mundo a sua nova aposta no mundo mobile: o Sony Xperia XZ2, acompanhado, claro está, de um modelo compacto.

 

Sony Xperia XZ2

Este Xperia XZ2 apresenta-se como uma rutura total no que diz respeito ao design em relação aos modelos anteriores, com um corpo mais curvo, que se encaixa melhor na mão do utilizador.

A sua estrutura é em metal, mas a frente e a traseira são em vidro com proteção Gorilla Glass 5. O seu ecrã tem acabamento 2.5D é de 5,7 polegadas com resolução FullHD+ e proporção de 18:9. O sensor de impressões digitais está colocado na traseira, quase ao centro, o que para muitos utilizadores pode ser uma grande vantagem, principalmente para quem tem mãos pequenas.

A câmara principal colocada também ao centro da traseira, acima do sensor de impressões digitais, tem 19 MP (e não, não é câmara dupla) com tecnologia Motion Eye. Esta câmara parece não ter evoluído muito face aos antecessores, no entanto, tem alguns pormenores que marcam a diferença, como o facto de gravar a 960 fps a 1080p (e ainda a 2160p@30fps) e de fazer vídeos em super slow motion em FullHD. A câmara frontal é de 5 MP e vem uma funcionalidade de criação de bonecos em 3D com base nas expressões do utilizador, à moda dos AR Emojis ou dos Animojis, mas mais limitado.

O SoC que equipa este Sony Xperia XZ2 é o mais recente da Qualcomm, o Snapdragon 845, e tem um GPU Adreno 630. Tem 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno, podendo este ser expandido através de cartão microSD até 400 GB. Este é Dual-SIM, mas para a utilização do cartão microSD terá que abdicar de um dos cartões SIM. A bateria é de 3180 mAh.

Este Sony vem depois com alguns pormenores que o tornam ainda mais interessante, como, por exemplo, a tecnologia SReality da Sony que permite converter vídeos em standard-dynamic-range (SDR) em high-dynamic-range (HDR), algo que é mais comum ver nas TVs.

Em termos de som, não tivemos oportunidade de testar, mas conhecemos bem a qualidade da Sony neste campo. Os altifalantes estão os dois colocados na frente, um acima do ecrã, utilizado também para chamadas e outro abaixo, criando uma transmissão de som em stereo que será certamente bastante envolvente… logo veremos!

O Sony Xperia XZ2 ainda tem certificado IP65/IP68, Bluetooth 5.0, GPS (A-GPS, GLONASS, BDS, GALILEO), Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, USB Tipo-C, carregamento rápido (Quick Charge 3.0), carregamento sem fios e NFC. A versão do Android é a 8.0, com interface de utilizador desenvolvida pela Sony.

Este modelo está disponível nas cores preto, prateado, verde e rosa (Liquid Black, Liquid Silver, Deep Green, Ash Pink) e chegará ao mercado no próximo mês por um preço a rondar os 800 €.

Sony Xperia XZ2 Compact

Como é habitual, além do modelo normal, a Sony ainda lança um modelo com especificações ligeiramente inferiores, mas que normalmente até se posiciona a preços justos na gama onde se insere.

O Sony Xperia XZ2 Compact vem com ecrã de 5 polegadas FullHD de 16:9 numa construção em metal com a traseira em plástico. Este modelo mantém-se à prova de água e poeiras com certificado IP65/IP68.

O processador que o equipa é também um Snapdragon 845, vem também com 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno, no entanto, a bateria parece ser demasiado pequena para estas especificações, uma vez que tem apenas 2870 mAh. Apesar da disposição dos elementos da traseira ser um pouco diferente, a verdade é que em termos hardware não há diferenças, com as câmaras iguais e também com sensor de impressões digitais.

O Sony Xperia XZ2 Compact deverá chegar ao mercado ao mesmo tempo que o Xperia XZ2 nas cores preto, branco, verde e rosa (Black, White Silver, Moss Green, Coral Pink) por cerca de 600 €.

Exit mobile version