Os Smartphones vieram definitivamente, para ficar e perdurar. A maior parte de nós já não passa sem a ajuda preciosa destes aparelhos extremamente úteis e fáceis de usar que tanto dão para uma simples chamada, como controlar o nosso lar remotamente.
Os últimos anos têm sido uma autêntica loucura no que toca à destreza com que têm engolido o mercado e, ainda na passada semana em conversa com um colega meu, falámos que no actual momento já se vendem mais Smartphones que PCs … é significativo e um sinal muito forte e objectivo.
Creio não ser abuso afirmar que hoje em dia, o nosso fiel amigo é sem dúvida o Telémovel/Smartphone. Acompanhando-nos para todo o tipo de actividade, seja trabalho ou lazer, são o nosso melhor companheiro encontrando-se sempre disponível e presente. Há no entanto algumas limitações na sua concepção nomeadamente relacionadas com actividades mais …. radicais. Ou melhor … haviam certas limitações.
Hoje venho falar-vos dum pequeno aparelho que tive o prazer de testar com algum tempo e atenção e que vem precisamente colocar-se neste contexto, o Sony Ericsson Xperia Active, e cuja principal característica é, seguramente, a resistência (limitada) à água e à poeira.
Não sendo um aparelho recente pois saiu no ultimo trimestre do ano passado é, de qualquer forma um aparelho que merece ainda a nossa particular atenção, especialmente pelos resultados obtidos pela sua utilização.
Estética e Material:
O modelo que nos foi emprestado para testes vinha em cor-de-laranja e preto, um conjunto de cores que, embora nos tenham dito que não seria comercializado no nosso País, era bastante atraente, e que emanava uma certa sensação de actividade, de dinâmica …
Feito duma liga semelhante à borracha, o aparelho apresentou um bom tacto e uma boa aderência no manuseio.
As suas dimensões reduzidas (101.3 x 59.4 x 12.4 mm), que numa primeira instância poderiam ser consideradas como um ponto menos, acabaram por ser ultrapassadas pela magnífica performance que nos transmitiu. Com 105 g de peso aproximado torna-se assim num companheiro que cabe em qualquer espaço, bolso, bolsa ou que vai mesmo ao pescoço sem incomodar.
O ecrã de 3.2’’ não desilude apesar de ser ….pequeno e de limitar obviamente a quantidade de informação disponível.
O Xperia Active é um aparelho de capa dupla. Tem a capa exterior que mencionei acima, e uma segunda capa interior que protege os circuitos de qualquer tipo de vestígio de água ou poeira que passe pela protecção externa. Assim sendo, encontra-se praticamente impermeabilizado.
Por outro lado, tanto o microfone como a câmara encontram-se protegidos por uma membrana que não mostrou em altura alguma, problemas.
Apresentando uma porta mini-usb e uma entrada de phones a solução para as impermeabilizar foi a inclusão de duas tampas em borracha que ao se fecharem, e com a ajuda de rebordos duplos, afasta quase na totalidade a possibilidade de por ali entrar seja o que for. Contudo, a própria tampa encontra-se unida à tampa exterior do aparelho duma forma algo frágil, e num momento de azar pode-se cortar inadvertidamente. É um pequeno reparo que tem de ser tratado com cuidado.
anterior próxima |
Por fim, a inclusão duma argola na própria estrutura do aparelho, possibilita o seu uso ao pescoço ou mesmo no pulso, com recurso a fios ou pulseiras para o efeito.
O dia a dia:
No quotidiano o Xperia Active apresentou-se como um Smartphone bastante completo e de confiança. Com todas as emblemáticas apps a que estamos habituados neste tipo de aparelhos (Apps do Sapo, Google, Gtalk, Youtube, Facebook, …), apresenta também um conjunto de apps de raiz mais direccionadas para a prática de actividades desportivas e de Outdoor, tais como o MyFitnes+, WisePilot ou WalkMate.
Tal como um nosso leitor (El Doc) referiu e bem na nossa primeira abordagem a este aparelho, o Xperia Active apresenta uma outra característica muito importante que é a capacidade de comunicar com dispositivos Ant+ (balanças, pedometros, blood pressure monitors, heart rate monitors,etc) e permitindo-nos um controlo mais apertado sobre as nossas actividades e o seu resultado no nosso organismo.
Uma característica que gostei particularmente foi a de se poder agregar conjuntos de Atalhos nos cantos do visor. Explicando melhor, cada canto do visor tem uma área reservada para se colarem atalhos úteis, como por exemplo, Alarmes, Contactos, Apps … essa área permanece pequena até premirmos o dedo nela, expandindo-se então e mostrando os ícones com maior detalhe. É uma opção útil que liberta um pouco mais o próprio espaço principal de utilização do visor.
Com uma câmara de 5 megapixeis consegue tirar fotos com boa qualidade mas a principal cereja por cima deste bolo é, sem dúvida, a capacidade de tirar fotos panorâmicas em 3D. A qualidade das imagens é bastante boa, uma vez que o telemóvel tira fotos em HD. O único senão é que para poder visualizar as fotos tiradas em 3D torna-se necessário o recurso a softwares específicos inviabilizando assim o desfrutar duma foto 3D na altura.
De referir também que apresenta um auto-focus de caras e de detecção de sorrisos que é útil em determinadas fotos.
Quanto ao vídeo no máximo em 720p, também é de qualidade e não tive grandes problemas no seu uso nem nos seus resultados.
Ainda neste contexto de multimidia, tenho de mencionar que o Xperia Active não traz receptor de rádio incorporado, algo que muitos consumidores procuram avidamente e a que dão maior importância. (no entanto há o Media Player, Youtube, rádios online e muitas outras formas de se ouvir um bom som ou apenas rádio).
O ecrã táctil do Xperia Active tem uma outra particularidade de particular interesse. É feito dum material e apresenta um sistema de detecção de movimentos que permite usá-lo mesmo quando molhado sem grandes problemas. Por acaso utilizei-o em diversas ocasiões, ora com os dedos molhados ora com chuva e nunca detectei problemas de maior, embora notando por vezes uma lentidão no reconhecimento dos comandos.
No entanto as principais características deste aparelho são, sem dúvida o facto de ser à prova de água e de areias, respeitando assim o protocolo IP67. Segundo as indicações do fabricante o Xperia poderá ficar submerso até 1 metro de profundidade e por uma duração nunca superior a meia-hora … já dá para um bom banho, certo?
Como devem facilmente compreender, não tive oportunidade de ir à praia com ele (o tempo de Inverno não é muito propicio a tal) mas os simples testes caseiros que lhe fiz deram para comprovar o seu lema. É mesmo à prova de água .. pelo menos de água doce. E reparem que não fiz apenas um teste. Fiz diversos ao longo do tempo e em nenhuma ocasião tive problemas de permeabilização. Receber chamadas, tirar fotos, usar o menu tudo isso se pode passar dentro de água e com a relativa mesma facilidade, como se estivéssemos em terreno seco.
Contudo, há uma eterna questão que queria abordar (novamente), que é a questão da bateria e da sua duração. Dia sim dia não, tinha de carregar o Xperia Active e isto sem grande abuso de utilização. No entanto o caso muda de figura caso utilizasse o GPS, ou redes Wi-Fi e aí em alguns dias tinha quase de haver um carregamento diário. Graças a Deus o que me ajudou bastante na maior parte das alturas foi o mini-USB e a possibilidade de carregá-lo por essa via.
Quanto a performance nunca notei que o processador 1 Ghz do Xperia Active se sentisse “nas côdeas”. Embora com o aumento de apps, jogos e outros instalados se tornasse um pouco mais lento, nunca chegou a um ponto de saturação e comportou-se sempre à altura (ocasionalmente com alguns lags) Tomei a liberdade de fazer um Benchmark ao aparelho com o recurso à já bem conhecida app, Quadrant e os resultados foram agradáveis de se ver e que vieram confirmar o que já me tinha apercebido.
Apreciação Final:
Num breve resumo final, posso dizer que o Xperia Active é um muito bom aparelho. Ideal não só para todos os que praticam desporto regularmente e se querem manter acompanhados pelo seu fiel amigo, mas também para todos os restantes consumidores que, no dia-a-dia tenham pouco espaço nas suas carteiras, malas, bolsas, bolsos e que não se preocupem em demasia com o tamanho.
Gostei imenso deste Xperia Active e nos tempos em que esteve comigo não me deu quaisquer tipos de problemas fosse em conversação, em ligação por USB a um PC, utilizando o Wi-Fi para nos ligarmos a uma rede. Pode parecer exagerado afirmar isto mas, realmente não tive quaisquer problemas com este aparelho, além da eterna queixa dos tempos de bateria.
Fora essa queixa que já me sai incondicionalmente da durabilidade devo confessar que fiquei positivamente surpreendido pela flexibilidade, mobilidade e fidelidade do Xperia Active. Pode-se afirmar que o Xperia Active é um Smartphone que de pequeno apenas tem o tamanho e que lhe confere uma mais-valia e que se encontra devidamente preparado para nos acompanhar em quase todos os ambientes.
Algumas Especificações
Em nome do Pplware queria agradecer à TMN, pelo empréstimo do aparelho.