Pplware

Smartwatches: Posso confiar para avaliar a frequência cardíaca?

Hoje em dia há gadgets para quase tudo. No que diz respeito à saúde, temos equipamentos de avaliação bastante completos até a um simples smartwatch ou pulseira fitness que nos pode já fornecer um conjunto de valores interessantes a este nível.

Mas, no caso dos smartwatches, será que podemos confiar nos dados fornecidos? Conheça os dados de um estudo recente.

Quem hoje pratica desporto, especialmente corrida, bicicleta, natação, etc, é comum ter um smartwatch ou pulseira fitness para avaliar a sua performance, mas também para obter dados do corpo, em especial a frequência cardíaca. Mas será que esses dados são precisos?

Um grupo de investigadores submeteu a testes quatro dos dispositivos mais populares do mercado nesta área: o Apple Watch, Mio Fuse, Fitbit Charge HR e Basis Peak. De acordo com os resultados, o Apple Watch e o Mio Fuse foram os mais precisos, sendo que os valores foram muito idênticos aos obtidos por um electrocardiograma.

O Fitbit Charge HR conseguiu obter uma precisão de 84%, enquanto o Basis Peaks foi o que obteve a marca mais baixa (83%).

O teste foi realizado em 50 voluntários e, como referido, os resultados obtidos através dos smartwatches foram posteriormente comparados com os de um electrocardiograma. Outra das conclusões do estudo é o facto da precisão dos dispositivos diminuir quando o esforço é maior. A partir das 130 pulsações por minuto é muito importante que os equipamentos de avaliação sejam o mais precisos possível.

Se é utilizador deste tipo de gadgets então o melhor mesmo é tomar esses valores como de referência. Se pratica desporto a um nível médio/elevado nada melhor que realizar regularmente exames médicos e fazer provas de esforço.

Mais informações sobre este estudo podem ser consultadas aqui.

Exit mobile version