Pplware

Smartphones recondicionados: o que são e quais as vantagens?

O mercado dos smartphones está em constante evolução e todos os meses (para não dizer mesmo todas as semanas) são colocados no mercado novos modelos das mais comuns às mais estranhas marcas. Mas, neste mercado, há sempre quem prefira as “grandes marcas”, como a Apple ou a Samsung, que tendem a praticar preços mais elevados, deixando de estar ao alcance de todos.

O mercado dos “recondicionados” além de vir dar uma nova vida aos smartphones, equipamentos à partida postos de parte, ainda são oferecidos a preços bastante mais em conta. Contudo, tenha em atenção alguns factos.


Smartphones recondicionados – O que são?

Smartphones recondiciondados são equipamentos que foram produzidos e embalados pelo fabricante para venda, mas que, por algum motivo, foram devolvidos ao próprio fabricante (por uma loja, revendedor ou pelo próprio cliente), sendo preparados para serem vendidos novamente, mas a um preço com um desconto interessante para o cliente final.

No processo de devolução ao fabricante, as embalagens dos smartphones poderão ter sido simplesmente abertas e devolvidos os produtos pelos clientes. Também podem ter sido devolvidos ao fabricante por mau funcionamento, sofrendo intervenção técnica por parte da marca ficando novamente operacionais.

Nos últimos tempos as próprias lojas, além dos fabricantes, têm assumido o encargo de intervir tecnicamente nos dispositivos colocando os mesmos operacionais neste tal mercado dos recondicionados. Desta forma, as empresas asseguram o bom funcionamento destes dispositivos assim como asseguram a garantia em muitos dos produtos.

 

Que precauções deve ter

 

Categorias (Grade)

Os produtos recondicionados são classificados internacionalmente por Grades (Categorias).

Essa classificação descreve o estado do produto e está presente na página de apresentação do artigo.

Grade A – Como novo, muito menor desgaste; riscos leves / finos no ecrã, os arranhões devem ser superficiais e não ficarem presos na unha quando passamos o dedo. O risco deve ser difícil de visualizar e exigir que o smartphone seja inclinado com uma luz brilhante para os perceber.

A borda ao redor do vidro deve estar livre de cortes e arranhões visíveis, com a única exceção sendo, à luz, perceber-se arranhões ao redor da porta de energia.

A placa traseira pode ter arranhões leves / finos, incluindo o logótipo da Apple. Descoloração, fazer a cova, raspar, arranhar ou amassar deve ter menos de um quarto de polegada de diâmetro.

Têm, por norma, um ano de garantia.

Grade B – Ecrã tem de ser totalmente testado e totalmente funcional, mas está sujeito a: arranhões no corpo, pequenas lascas de tinta, pequenas fissuras no corpo.

Nesta categoria os ecrãs que podem apresentar difusão de luz irregular e podem apresentar manchas subtis a moderadas.

Os painéis não podem ter rachaduras ou pixels mortos no ecrã, mas podem apresentar um leve arranhão nas superfícies do ecrã devido ao uso moderado ou desgaste.

Por vezes recebem 3 a 6 meses de garantia.

Grade C – Tudo no equipamento foi testado, está tudo totalmente funcional. O equipamento, contudo, pode apresentar vários arranhões no corpo, grandes lascas de tinta, grandes danos no corpo, arranhões na base, manchas escuras no ecrã, difusão de luz irregular, arranhões leves no ecrã até 5 cm, não mais do que 5 pixels mortos.

Por norma pode ter 30 dias de garantia.

Grade D – Os produtos são defeituosos, não funcionam ou têm defeitos cosméticos, além da reparação. As unidades devem ser usadas apenas para peças. Essas unidades nunca podem ser devolvidas.

 

As vantagens

De uma forma resumida, as vantagens destes smartphones estão relacionadas essencialmente com o preço, uma vez que o cliente pode optar por um smartphone de uma grande marca a um preço mais em conta e, à partida, totalmente operacional.

A opção de compra através de uma loja de confiança e que ainda ofereça garantia deve ser levada em conta e é importante que não se deixe enganar por preços demasiado atrativos!

 

Já comprou algum smartphone nestas condições ou ainda prefere comprar novo?
Exit mobile version