O mercado dos smartphones está em constante evolução e todos os meses (para não dizer mesmo todas as semanas) são colocados no mercado novos modelos das mais comuns às mais estranhas marcas. Mas, neste mercado, há sempre quem prefira as “grandes marcas”, como a Apple ou a Samsung, que tendem a praticar preços mais elevados, deixando de estar ao alcance de todos.
O mercado dos “recondicionados” além de vir dar uma nova vida aos smartphones, equipamentos à partida postos de parte, ainda são oferecidos a preços bastante mais em conta. Contudo, tenha em atenção alguns factos.
Smartphones recondicionados – O que são?
Smartphones recondiciondados são equipamentos que foram produzidos e embalados pelo fabricante para venda, mas que, por algum motivo, foram devolvidos ao próprio fabricante (por uma loja, revendedor ou pelo próprio cliente), sendo preparados para serem vendidos novamente, mas a um preço com um desconto interessante para o cliente final.
No processo de devolução ao fabricante, as embalagens dos smartphones poderão ter sido simplesmente abertas e devolvidos os produtos pelos clientes. Também podem ter sido devolvidos ao fabricante por mau funcionamento, sofrendo intervenção técnica por parte da marca ficando novamente operacionais.
Nos últimos tempos as próprias lojas, além dos fabricantes, têm assumido o encargo de intervir tecnicamente nos dispositivos colocando os mesmos operacionais neste tal mercado dos recondicionados. Desta forma, as empresas asseguram o bom funcionamento destes dispositivos assim como asseguram a garantia em muitos dos produtos.
Que precauções deve ter
- O smartphone não é novo: em primeiro lugar deve ter consciência de que um “recondicionado” não é um smartphone novo e tanto já pode ter sido utilizado de forma intensiva, como pode ter sido simplesmente tirado da caixa e devolvido. No entanto, mesmo não sendo novo, estará apto a trabalhar sem problemas.
- Compre na marca ou em lojas de confiança: o que se vê mais pela Internet nos dias de hoje são lojas a vender equipamentos recondicionados, mas é importante que compre numa loja que tema uma boa reputação no mercado, como a iServices, ou na própria marca, visto que muitas já disponibilizam diretamente esse serviço de venda.
- Se a loja der garantia, melhor: na venda destes produtos, as lojas e marcas não são obrigadas a dar garantia dos produtos, no entanto, algumas oferecem-no e essa poderá ser uma vantagem. A iServices, por exemplo, oferece garantia de um ano a todos os modelos disponíveis e até ao final do mês irá alargar a sua oferta de iPhones nestas condições desde o modelo iPhone 5 até ao iPhone X.
- Recondicionado e antigo podem não ser boas opções: é importante conhecer o mercado e os preços a que os equipamentos, mesmo os mais antigos, estão ainda a ser vendidos como novos. Desta forma poderá facilmente perceber se um negócio com um recondicionado ainda vale ou não a pena. Por exemplo: o iPhone 7 de 32 GB pode ser encontrado ainda a um preço que ronda os 600 €, recondicionado poderá encontrá-lo a 499 €.
- Preços mais em conta, mas não em demasia: já ouviu aquela expressão de “quando a esmola é grande demais o pobre desconfia?”. Aplica-se na perfeição a este negócio. Os smartphones recondicionados são equipamentos em bom estado de funcionamento e conservação, pelo que deverá desconfiar quando a diferença de preços é demasiado grande.
Categorias (Grade)
Os produtos recondicionados são classificados internacionalmente por Grades (Categorias).
Essa classificação descreve o estado do produto e está presente na página de apresentação do artigo.
Grade A – Como novo, muito menor desgaste; riscos leves / finos no ecrã, os arranhões devem ser superficiais e não ficarem presos na unha quando passamos o dedo. O risco deve ser difícil de visualizar e exigir que o smartphone seja inclinado com uma luz brilhante para os perceber.
A borda ao redor do vidro deve estar livre de cortes e arranhões visíveis, com a única exceção sendo, à luz, perceber-se arranhões ao redor da porta de energia.
A placa traseira pode ter arranhões leves / finos, incluindo o logótipo da Apple. Descoloração, fazer a cova, raspar, arranhar ou amassar deve ter menos de um quarto de polegada de diâmetro.
Têm, por norma, um ano de garantia.
Grade B – Ecrã tem de ser totalmente testado e totalmente funcional, mas está sujeito a: arranhões no corpo, pequenas lascas de tinta, pequenas fissuras no corpo.
Nesta categoria os ecrãs que podem apresentar difusão de luz irregular e podem apresentar manchas subtis a moderadas.
Os painéis não podem ter rachaduras ou pixels mortos no ecrã, mas podem apresentar um leve arranhão nas superfícies do ecrã devido ao uso moderado ou desgaste.
Por vezes recebem 3 a 6 meses de garantia.
Grade C – Tudo no equipamento foi testado, está tudo totalmente funcional. O equipamento, contudo, pode apresentar vários arranhões no corpo, grandes lascas de tinta, grandes danos no corpo, arranhões na base, manchas escuras no ecrã, difusão de luz irregular, arranhões leves no ecrã até 5 cm, não mais do que 5 pixels mortos.
Por norma pode ter 30 dias de garantia.
Grade D – Os produtos são defeituosos, não funcionam ou têm defeitos cosméticos, além da reparação. As unidades devem ser usadas apenas para peças. Essas unidades nunca podem ser devolvidas.
As vantagens
De uma forma resumida, as vantagens destes smartphones estão relacionadas essencialmente com o preço, uma vez que o cliente pode optar por um smartphone de uma grande marca a um preço mais em conta e, à partida, totalmente operacional.
A opção de compra através de uma loja de confiança e que ainda ofereça garantia deve ser levada em conta e é importante que não se deixe enganar por preços demasiado atrativos!