A evolução dos smartphones tem percorrido um caminho interessante no que toca à evolução do tamanho dos seus ecrãs. Evoluímos da tendência de utilização de um smartphone com um pequeno ecrã, muitas vezes utilizado em conjunto com um tablet, para os smartphones de ecrãs grandes, a que hoje chamamos de phablets, capazes de executar ambas as tarefas atribuídas aos dois equipamentos anteriores.
Será que estes phablets estão mesmo a conquistar o mercado?
As tendências são claras e, este Natal, os phablets foram os dispositivos que maior crescimento tiveram face aos Natais dos dois anos anteriores.
Como phablets podem ser considerados todos os smartphones com um ecrã entre as 5 e as 6,9 polegadas. São aqueles que, para muitos, têm o tamanho ideal para executar as várias tarefas como gerir o e-mail, ler notícias, jogar, tirar umas notas e ainda aquela velha tarefa associada a um telemóvel: efectuar chamadas.
Apesar do tamanho geral deste tipo de equipamentos ainda não ter convencido muita gente, a verdade é que são cada vez mais os utilizadores de smartphones que opta pela compra de um equipamentos com mais do que 5 polegadas.
Onde ficam os tablets no meio desta procura?
Ano após ano, os tablets parecem estar a perder terreno nas preferências dos utilizadores. O que acontece é que um phablet é capaz de cumprir com muitas das tarefas de um tablet e acaba por ser mais fácil de transportar e de utilizar em qualquer lugar.
A procura por phablets aumenta, mas os smartphones mais pequenos ainda são os preferidos
Durante a época de Natal a oferta/compra deste tipo de gadgets é bastante significativa e é perceptível, através do seguinte gráfico, que a procura por phablets aumentou consideravelmente este ano, em relação aos anos anteriores, tendo mesmo sido única categoria analisada que cresceu este Natal.
Ainda assim, os smartphones com ecrã entre as 3,5 e as 4,9 polegadas continuam a ser os que maior expressão têm no mercado, com 54% dos dispositivos activados este Natal, contra 27% dos phablets.
O aumento registado associado aos phablets pode explicar-se facilmente com a oferta que as fabricantes estão a disponibilizar ao mercado. Não há marca que já não inclua no seu portefólio um conjunto de smartphones com mais do que 5 polegadas e com características gerais que atraem mais os utilizadores.
Numa sondagem levada a cabo pelo Pplware no grupo do FacebookPplware @ Hardware, o tamanho de 5 polegadas foi considerados o ideal.